ESPAÇO ABERTO: Fiocruz apresenta dados positivos sobre mortalidade de Covid-19

ESPAÇO ABERTO: Fiocruz apresenta dados positivos sobre mortalidade de Covid-19

Foto: Divulgação

DIMINUIU
 
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou ontem, pela primeira vez em 2021, que nenhum estado apresentou alta nas taxas de incidência e mortalidade devido à Covid-19. O balanço é referente ao período entre 20 de junho e 3 de julho.
 
CUIDADO
 
Apesar da queda no número de casos e de mortes, a Fiocruz alerta que os índices das Síndromes Respiratória Agudas Graves, que incluem a Covid-19 e a gripe, ainda são bastante altos em vários estados do país.
 
VACINA
 
A Fundação enfatiza, ainda, que a redução da mortalidade pode estar relacionada com o avanço da campanha de vacinação. Todos os imunizantes aplicados têm altas taxas de eficácia contra casos graves de infecção do coronavírus. 
 
NÚMEROS
 
Pela quarta semana seguida, a instituição registrou uma queda nos índices de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva do Sistema Único de Saúde.
 
DESTAQUE
 
A maioria dos estados apresentou uma queda no indicador, com destaque para as maiores quedas em Tocantins, que passou de 90% para 71%, e no Sergipe, que foi de 88% para 56%.
 
TRISTE
 
Rondônia não está entre os estados que tiveram, pelo menos, queda de 5% nos índices de ocupação de leitos.
AQUI BANNER DO COVID
 
ROTINA
 
O repórter Lucas Lobo, correspondente da Rede Amazônica em Humaitá, foi agredido, ontem, pelo ex-prefeito Herivâneo Seixas. A agressão ocorreu na rua, em frente a uma loja do ex-prefeito.
 
MATÉRIA
 
O repórter procurou Oliveira para comentar a investigação do Ministério Público do Amazonas sobre a contratação, sem processo de licitação, de uma empresa para fornecimento de testes rápido para detecção de Covid-19.
 
CORRUPÇÃO
 
O contrato com suspeitas de superfaturamento foi firmado pela prefeitura de Humaitá em 2020, quando Herivânio Seixas era o então prefeito, eleito pelo PROS.
 
INTIMIDAÇÃO
 
O ex-prefeito chegou ao local muito agressivo, já xingando, falando palavrões e fazendo ameaças ao repórter. Queria saber o que estava sendo filmado e disse que pegaria o telefone do jornalista.
 
AGRESSÃO
 
Desequilibrado emocionalmente, o ex-prefeito agrediu fisicamente o repórter, que teve o microfone arrancado de suas mãos e o celular foi jogado no chão e quebrado.
 
AGRESSÃO 2
 
Em seguida, Seixas toma os equipamentos e leva para seu carro. O ex-prefeito ainda chama a polícia para prender o repórter durante o exercício da profissão. Outro homem, que seria filho do ex-prefeito, também fez ameaças e xingou o repórter.
 
EXTORÇÃO
 
Depois da agressão e com a chegada da polícia, o ex-prefeito tentou extorquir o repórter, oferecendo benefícios. O repórter foi até a delegacia do município para registrar a ocorrência.
 
MAIS OUTRO
 
Esta agressão ao exercício da profissão ocorre quinze dias depois do registro de outro caso de violência, contra o repórter Leandro Marques, no município de Itacoatiara.
 
MANIFESTAÇÃO
 
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas - SJP/AM e a Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ emitiram uma nota de repúdio pela agressão sofrida pelo repórter Lucas Lobo.
 
OAB
 
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional do estado do Amazonas, também manifestou seu repúdio em decorrência do ataque sofrido pelo repórter da rede Amazônica. Em nota, o órgão disse condenar os atos por violarem o direito da liberdade de imprensa de informar a população, assegurados pela Constituição de 1988.
 
NORMAL
 
Essa covardia contra profissionais de imprensa, além de estar sendo tão constante, parece não interessar muito aos órgãos judiciais ou de proteção à pessoa.
 
NORMAL 2
 
Normalmente tem sido sempre os mesmos a se manifestarem pelo livre direito do exercício da profissão. Exceto sindicato dos jornalistas, Fenaj e OAB, raramente aparece uma entidade constituída que venha promover punição ou responsabilidade aos “injustiçados”.
 
PROCESSO
 
O tal ex-prefeito de Humaitá está sendo investigado sim pelo MP do Amazonas. Ao invés de promover sua valentia junto aos procuradores que lhe investigam, prefere a covardia de agredir quem não tem nada a ver com o possível crime que teria ocorrido.
 
PLATÉIA
 
O pior é que ainda tem imbecil que apoia atitudes como essa. A Justiça sempre é o caminho para a defesa, inclusive para informações que sejam equivocadas. A questão é que no atual momento político, o que mais se vê são nobres egrégios injustiçados.
 
APROVAÇÃO 
 
Deputado coronel Chrisóstomo, vice-lider da Comissão de Meio Ambiente, apresentou relatório com parecer pela aprovação da proposta que incluiu as Delegacias de Crimes Ambientais das Polícias Civis e da Polícia Federal no SISNAMA e na atribuição para lavratura de autos de infração ambiental, garantindo uma estrutura sistêmica e integrada de segurança pública na defesa do meio ambiente.
 
MAIS FORÇA
 
Algumas polícias militares já realizam atividades de fiscalização. No entanto, por meio de cooperação técnica entre as corporações e os órgãos estaduais de meio ambiente. Essa proposta legislativa empodera as PMs dos Estados, que poderão aplicar multas ambientais, apreender equipamentos e embargar imóveis de quem cometer alguma infração ambiental.
GELADEIRAS
 
Nesta sexta-feira, a Energisa entrega geladeiras e freezers para mais 8 municípios do Estado: Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Primavera de Rondônia, São Felipe, Parecis e Castanheiras.
 
QUASE 100
 
No total, a empresa está doando para Rondônia 97 geladeiras, 09 freezers e uma câmara fria para que as Secretarias Municipais de Saúde usem durante a vacinação contra a Covid-19.
 
TODO O ESTADO
 
Os equipamentos serão distribuídos para os 52 municípios e fazem parte das ações do movimento Unidos pela Vacina. Já a câmara fria foi doada para Porto Velho e tem capacidade para armazenar até 12.500 doses.
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS