ESPAÇO ABERTO: Fiocruz apresenta dados positivos sobre mortalidade de Covid-19

ESPAÇO ABERTO: Fiocruz apresenta dados positivos sobre mortalidade de Covid-19

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

DIMINUIU
 
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou ontem, pela primeira vez em 2021, que nenhum estado apresentou alta nas taxas de incidência e mortalidade devido à Covid-19. O balanço é referente ao período entre 20 de junho e 3 de julho.
 
CUIDADO
 
Apesar da queda no número de casos e de mortes, a Fiocruz alerta que os índices das Síndromes Respiratória Agudas Graves, que incluem a Covid-19 e a gripe, ainda são bastante altos em vários estados do país.
 
VACINA
 
A Fundação enfatiza, ainda, que a redução da mortalidade pode estar relacionada com o avanço da campanha de vacinação. Todos os imunizantes aplicados têm altas taxas de eficácia contra casos graves de infecção do coronavírus. 
 
NÚMEROS
 
Pela quarta semana seguida, a instituição registrou uma queda nos índices de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva do Sistema Único de Saúde.
 
DESTAQUE
 
A maioria dos estados apresentou uma queda no indicador, com destaque para as maiores quedas em Tocantins, que passou de 90% para 71%, e no Sergipe, que foi de 88% para 56%.
 
TRISTE
 
Rondônia não está entre os estados que tiveram, pelo menos, queda de 5% nos índices de ocupação de leitos.
AQUI BANNER DO COVID
 
ROTINA
 
O repórter Lucas Lobo, correspondente da Rede Amazônica em Humaitá, foi agredido, ontem, pelo ex-prefeito Herivâneo Seixas. A agressão ocorreu na rua, em frente a uma loja do ex-prefeito.
 
MATÉRIA
 
O repórter procurou Oliveira para comentar a investigação do Ministério Público do Amazonas sobre a contratação, sem processo de licitação, de uma empresa para fornecimento de testes rápido para detecção de Covid-19.
 
CORRUPÇÃO
 
O contrato com suspeitas de superfaturamento foi firmado pela prefeitura de Humaitá em 2020, quando Herivânio Seixas era o então prefeito, eleito pelo PROS.
 
INTIMIDAÇÃO
 
O ex-prefeito chegou ao local muito agressivo, já xingando, falando palavrões e fazendo ameaças ao repórter. Queria saber o que estava sendo filmado e disse que pegaria o telefone do jornalista.
 
AGRESSÃO
 
Desequilibrado emocionalmente, o ex-prefeito agrediu fisicamente o repórter, que teve o microfone arrancado de suas mãos e o celular foi jogado no chão e quebrado.
 
AGRESSÃO 2
 
Em seguida, Seixas toma os equipamentos e leva para seu carro. O ex-prefeito ainda chama a polícia para prender o repórter durante o exercício da profissão. Outro homem, que seria filho do ex-prefeito, também fez ameaças e xingou o repórter.
 
EXTORÇÃO
 
Depois da agressão e com a chegada da polícia, o ex-prefeito tentou extorquir o repórter, oferecendo benefícios. O repórter foi até a delegacia do município para registrar a ocorrência.
 
MAIS OUTRO
 
Esta agressão ao exercício da profissão ocorre quinze dias depois do registro de outro caso de violência, contra o repórter Leandro Marques, no município de Itacoatiara.
 
MANIFESTAÇÃO
 
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas - SJP/AM e a Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ emitiram uma nota de repúdio pela agressão sofrida pelo repórter Lucas Lobo.
 
OAB
 
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional do estado do Amazonas, também manifestou seu repúdio em decorrência do ataque sofrido pelo repórter da rede Amazônica. Em nota, o órgão disse condenar os atos por violarem o direito da liberdade de imprensa de informar a população, assegurados pela Constituição de 1988.
 
NORMAL
 
Essa covardia contra profissionais de imprensa, além de estar sendo tão constante, parece não interessar muito aos órgãos judiciais ou de proteção à pessoa.
 
NORMAL 2
 
Normalmente tem sido sempre os mesmos a se manifestarem pelo livre direito do exercício da profissão. Exceto sindicato dos jornalistas, Fenaj e OAB, raramente aparece uma entidade constituída que venha promover punição ou responsabilidade aos “injustiçados”.
 
PROCESSO
 
O tal ex-prefeito de Humaitá está sendo investigado sim pelo MP do Amazonas. Ao invés de promover sua valentia junto aos procuradores que lhe investigam, prefere a covardia de agredir quem não tem nada a ver com o possível crime que teria ocorrido.
 
PLATÉIA
 
O pior é que ainda tem imbecil que apoia atitudes como essa. A Justiça sempre é o caminho para a defesa, inclusive para informações que sejam equivocadas. A questão é que no atual momento político, o que mais se vê são nobres egrégios injustiçados.
 
APROVAÇÃO 
 
Deputado coronel Chrisóstomo, vice-lider da Comissão de Meio Ambiente, apresentou relatório com parecer pela aprovação da proposta que incluiu as Delegacias de Crimes Ambientais das Polícias Civis e da Polícia Federal no SISNAMA e na atribuição para lavratura de autos de infração ambiental, garantindo uma estrutura sistêmica e integrada de segurança pública na defesa do meio ambiente.
 
MAIS FORÇA
 
Algumas polícias militares já realizam atividades de fiscalização. No entanto, por meio de cooperação técnica entre as corporações e os órgãos estaduais de meio ambiente. Essa proposta legislativa empodera as PMs dos Estados, que poderão aplicar multas ambientais, apreender equipamentos e embargar imóveis de quem cometer alguma infração ambiental.
GELADEIRAS
 
Nesta sexta-feira, a Energisa entrega geladeiras e freezers para mais 8 municípios do Estado: Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Primavera de Rondônia, São Felipe, Parecis e Castanheiras.
 
QUASE 100
 
No total, a empresa está doando para Rondônia 97 geladeiras, 09 freezers e uma câmara fria para que as Secretarias Municipais de Saúde usem durante a vacinação contra a Covid-19.
 
TODO O ESTADO
 
Os equipamentos serão distribuídos para os 52 municípios e fazem parte das ações do movimento Unidos pela Vacina. Já a câmara fria foi doada para Porto Velho e tem capacidade para armazenar até 12.500 doses.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS