AJUDA
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), fez um apelo à população para o empréstimo ou doação de cilindros vazios para uso no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, nos paciente em tratamento com coronavírus (Covid-19).
ALERTA
Na manhã deste domingo (28), o titular da Semusa, Ivo da Silva, emitiu um comunicado para detalhar a situação do município. Nos últimos meses, a demanda de oxigênio subiu drasticamente no HM, elevando o consumo diário para aproximadamente 1 mil metros cúbicos (m³).
RECIPIENTE
O hospital precisava do cilindro onde é acondicionado o oxigênio. O Secretário pediu ajuda de oficinas e outros estabelecimentos comerciais na cidade e região que possam ter os recipientes.
CONTATO
As doações ou empréstimos de cilindros podem ser entregues diretamente no Hospital Municipal, na avenida Dom Bosco, fim da avenida 22 de Novembro, ou na sede da Semusa, localizada na rua Menezes Filho, 2960, bairro 2 de Abril.
VAI BUSCAR
A Semusa também avisa oficinas, indústrias, piscicultores ou qualquer morador que queira ajudar que o material também pode ser buscado por servidores do município. O fone de contato é o (69) 99306-4958.
ALÍVIO
No início da noite, eu conversei com o secretário Ivo da Silva. Ele me disse que no fim da tarde de domingo chegaram bastante doações no hospital, que por enquanto atendem a demanda existente.
DESABAFO
Deputado coronel Chrisóstomo (PSL) foi para as redes sociais reclamar da restrição de compra imposta por um dos maiores supermercados de Porto Velho.
CONFINAMENTO
Coronel Chrisóstomo enfatizou que os portovelhenses estão vivendo um Lockdown que impede, inclusive, a população de comprar todos os produtos que estão nas prateleiras.
SOLDA MILAGROSA
Ex-governador, Ivo Cassol, participou de um programa de rádio em Rolim de Moura e explicou sobre o vídeo da solda. Insistiu que conhece pessoas que teriam queimado eletrodo para “prevenir ou tratar” o coronavírus.
VERGONHA
Mandou que as pessoas façam o teste. Disse que várias pessoas “se curaram” e não mandaram vídeo pra ele porque seriam motivo de chacota.
CONFUSÃO
Cassol afirmou ainda que muitos médicos confundem a população. Mandam tomar isso, tomar aquilo, uma hora dizem que Cloroquina e Ivermectina são bons
no tratamento precoce e daqui a pouco já não servem mais.
MÁFIA
O ex-senador afirmou que quando acompanhava o trabalho no Ministério da Saúde, em Brasília, constatou a presença de bandidos ganhando milhões na saúde e pouco fazendo pelo povo. Cassol não explicou a denúncia.
EXPLICAÇÃO
Na manifestação do ex-governador Ivo Cassol uma coisa faz sentido. A confusão na cabeça da população. A guerra política superou a ciência, raramente se vê consenso em algo e o número de mortes não para de subir. Mas vamos aos fatos.
REUNIÃO
Em 16 de abril do ano passado, o Conselho Federal de Medicina (CFM) votou parecer que autorizou médicos a prescreverem cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes com sintomas leves e moderados da Covid-19.
DETALHE
Um conselheiro do CFM sugeriu incluir informação para afastar artigo do Código de ética Médica que veda uso de medicamentos cujo valor não esteja reconhecido cientificamente por órgão competente.
MUDANÇA
Um outro conselheiro sugeriu trocar o termo “recomenda” e o presidente do CFM, Mauro Ribeiro, que foi o relator do documento, mudou para “sugerir o uso”
CONTESTAÇÃO
Nada foi colocado na ata da reunião sobre a posição contrária de três entidades de especialistas consultadas pelo próprio CFM: Sociedade Brasileira de Infectologia, a de Terapia Intensiva e a de pneumologia.
MINISTRO
O parecer foi aprovado no mesmo dia que o então ministro Luiz Henrique Mandetta, que havia pedido opinião ao CFM porque não concordava com o uso dos medicamentos devido à falta de evidencias cientificas , era demitido.
QUESTIONAMENTOS
O Conselho Federal de Medicina ficou caladinho diante da demissão de Mandetta e sequer falou sobre o que ele estava questionando. Quando o documento se tornou público, passou a ser questionado por entidades de especialidades médicas.
NEGOU
O presidente do CFM diz que não há alinhamento político com Bolsonaro e defende o parecer afirmando que a ciência ainda não fechou questão sobre o tema, havendo pesquisa “para um lado e para outro”.
NADA GARANTIDO
Mauro Ribeiro reconhece ainda que os estudos que existem indicando efeitos positivos das drogas “são observacionais”, os de menor hierarquia dentro das
ciências.
AMBÍGUO
O presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Cesar Fernandes, diz que o parecer é dúbio ao afirmar que não há comprovação cientifica, mas que os médicos podem usar os medicamentos em virtude da autonomia.
ENTENDIMENTO
Fernandes explica ainda que a autonomia não dá direito de exercer práticas médicas que não são suportadas pelas evidencias.
NOTA
Na semana passada a AMB divulgou nota com outras entidades pedindo o banimento da cloroquina e da ivermectoina no tratamento da Covid-19.
PARADA
A exemplo de outras oito montadoras, a Honda anunciou hoje que vai suspender a partir de amanhã a produção nas fábricas de carros em Sumaré e Itirapina, cidades do interior de São Paulo, em razão do agravamento da pandemia. O retorno das atividades está previsto para 12 de abril.
VALORIZAÇÃO
Há um metal que está deixando todas as commodities – e até mesmo o Bitcoin – para trás este ano. O desafio de investidores é conseguir comprá-lo. O irídio,
um dos metais preciosos mais raros que é extraído como subproduto da platina e do paládio, se valorizou 131% desde o início de janeiro, superando de longe o ganho de 85% do Bitcoin.
COELHO MODIFICADO
Quem disse que são apenas os humanos que vão festejar a Páscoa? A Petz, a maior rede de petshops do país, está lançando ovos de Páscoa para cães e gatos. Para dogs, os ovos têm sabor carne e churrasco. Já os ovos para gatos têm sabor salmão.