ARTIGO: PELA 'CHAPA 10 NA OAB'

ARTIGO: PELA 'CHAPA 10 NA OAB'

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A julgar pelas intenções declaradas na retórica dos palanques, o Brasil é pleno de moralidade. O problema está nas atitudes. Ou nos gestos. “De boas intenções o inferno está cheio” – dizia o santo francês São Bernardo de Clairvaux (1090-1153). Conselheiro de reis e papas, ele exibiu a elasticidade moral das próprias intenções ao defender a Segunda Cruzada, para combater àqueles que eram considerados hereges, por ousarem interpretar de modos plurais a ortodoxia católica. Mora exatamente aí – e nesse ponto pode ser adequadamente dimensionada – a distância entre pregação e atitude. 
 
 
 
Acuidade, discernimento e zelo são regras gerais para aqueles que não querem se deixar enganar. E a escolha democrática do novo presidente do Conselho Seccional da OAB para o período de 2022/2024, programada para dia 23 de novembro, não está imune a isso. É claro que o elevado padrão cultural e as facilidades do acesso à informação pelo eleitorado dificultam isso. Mas não se pode considerar exaurido o recurso a encômios e sarabandas.
 
 
 
Permanece salutar, pois, a orientação bíblica de Mateus 26:41: Vigilate et orate. E isso vale para qualquer eleição, de grêmio estudantil ao Conclave do Cardinalato. Basta submeter às propostas dos candidatos ao escrutínio da verossimilitude e à ponderação da razoabilidade. Pessoalmente, após cuidadosa análise das proposições dos concorrentes, optei por apoiar a “Chapa 10” liderada pelo advogado Márcio Melo Nogueira. É aquela que, no meu modesto entendimento, mais se identifica com os princípios que considero fundamentais para a gestão dos destinos da OAB Rondônia. Especialmente pelo apoio à jovem advocacia, fortalecimento da participação da mulher advogada e atenção às subseções.
 
 
 
O candidato não se limita a apontar o que é preciso fazer. Ele mostra em seu projeto o que, porque e como fazer. Observa que, na nova realidade mundial, que já começa a se apresentar ao mundo pós pandemia, é preciso a unificação de propósitos para a construção da advocacia dos novos tempos, mais inclusiva, participativa e inovadora, na qual todos os advogados se sintam representados, ouvidos e valorizados. Uma OAB capaz de oferecer suporte permanente ao advogado no seu dia a dia, especialmente a partir da implantação da tecnologia 5G, prevista contratualmente para instalação já em todas as capitais até junho de 2022.
 
 
 
Márcio Nogueira assegura que um considerável avanço será a adoção do aplicativo “OAB na mão”, que irá aproximar ainda mais a tecnologia das atividades do advogado. Por ele será possível acessar via celular, com rapidez e segurança, requerimentos, certidões e guias, documentos hoje emitidos apenas presencialmente. Será também criado o Advlab, uma incubadora para novos advogados e aceleradora para profissionais já no mercado. A ideia é oferecer a todos consultoria nas áreas de processos, tecnologia, gestão financeira e marketing. Ele anuncia também a implantação do programa “Meu Escritório”, com base física e escritório virtual gratuitos. 
 
 
 
O candidato que lidera a “Chapa 10” quer também estabelecer um programa de incentivo à mediação e arbitragem, como forma de promover a solução extrajudicial de problemas jurídicos, o que poderá poupar tempo e custos do Poder Judiciário. E ainda criar um mercado promissor para a advocacia. Propõe estender às subseções da Ordem em todo o estado a instalação de postos de atendimento exclusivo do INSS para os advogados, a exemplo do que já é realizado com sucesso em Porto Velho, nas dependências da CAARO.
 
 
 
Não integro a chapa, pelo que deixarei o Conselho Federal da Ordem no próximo ano. Mas estarei sempre presente: na condição de membro honorário vitalício, pretendo continuar a servir à OAB, contribuindo com minha história, experiência e amor à instituição para o fortalecimento da advocacia rondoniense. Permito-me recomendar, porém, bastante atenção: os vilões de hoje não são mais aqueles que torciam as bigodeiras, mas os que se escondem, camuflados, sempre à espreita de condições favoráveis e dissimulados pela nobreza das boas intenções.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Motel Magia LTDA ME

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS