Vamos para a segunda matéria da série especial que analisa as propostas dos dois candidatos ao governo. O Rondoniaovivo quer facilitar a vida do leitor e eleitor, apresentando de forma simples, clara e dinâmica as propostas.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Hoje o Rondoniaovivo publica a segunda matéria da série especial "Em Quem Votarei?", com a comparação de tópico a tópico, junto aos planos de governo originais, apresentados e a disposição juntos ao portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dois documentos serão divididos numa série de matérias, para que o eleitor possa entender de uma forma fácil e rápida baseado no pensamento de cada candidato e suas pretensões de ações caso sejam eleitos.
O segundo turno de Rondônia terá a disputa de dius candidatos com os seguintes candidatos à vice:
Na série de hoje conheça os piláres ou linhas temáticas de cada candidato. Confira:
Expedito Júnior
O plano de governo do candidato Tucano apresenta como “Pilares” os valores e formas de atuação, para mostrar que em que planejam há possibilidade das propostas serem factíveis. Dividido em oito tópicos os pilares dão o rumopara a confecção das soluções divididas por áreas.
Construir Capital Humano e Social através do Investimento em Pessoas. Construção de capital humano que promova a capacidade de as pessoas produzirem bem-estar para sí próprias e para suas famílias, na saúde, educação, sensação de segurança, treinamento, vivência e capacidade inata; como também o capital social enquanto capacidade de se reunir para cumprir compromissos e controlar outros ativos.
Marcos Rocha
O PSL vem com as temáticas que buscam oferecer um programa de governo que espelhe os maiores anseios da sociedade rondoniense, os caminhos a serem trilhados para a superação dos desafios de hoje para o Estado. Na elaboração da minuta do plano, o partido definiu um rol de princípios fundamentais.
A) Melhoria dos serviços públicos, com a finalidade de praticar a radical melhoria da prestação de todos os serviços públicos disponibilizados aos rondonienses, com especial relevo para as áreas de educação, saúde, mobilidade urbana e segurança pública.
B) Aprimoramento da segurança pública, inclusive buscando avanços junto ao congresso Nacional e aprimoramento da legislação estadual, no que couber com o propósito de desenraizar a impunidade e aumentar os níveis de segurança no Estado, buscando a valorização dos profissionais de segurança.
7. Transparência, com o propósito de tornar mais confiável e transparente a atuação política no Estado de Rondônia.
8. Reforma e aprimoramento da infraestrutura estadual, por meio de um amplo programa de investimento em todas as dimensões da infraestrutura do Estado, a partir de regras claras e estáveis, com o propósito de fortalecer Rondônia, simplificar o sistema público e reduzir o custo Estado, aumentando a produtividade e gerando mais empregos.
O desígnio central deste conjunto de melhoras é o de instituir condições para o crescimento do Estado e das condições para o alargamento de políticas que instiguem, de forma visível, a superação da pobreza, garantindo a melhoria da qualidade de vida do povo de Rondônia.
Portanto, os Princípios do Plano de Governo organizam-se em áreas, e que, por sua vez, abrangem diversos temas:
1. Cidadania - 2. Economia - 3. Educação - 4. Estado Eficiente - 5. Saúde - 6. Segurança Pública - 7. Sustentabilidade
Terceira Parte
A terceira parte das matérias será apresentada o que os Planos de Governo visam para a promoção social e valorização humana. Não percam!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!