LITERATURA POÉTICA: Ativista Txai Suruí estreia na literatura com Canção do amor em defesa das florestas

A obra da "voz na defesa das florestas", segundo Ailton Krenak, que assina o prefácio, será lançada na 22ª Flip

LITERATURA POÉTICA: Ativista Txai Suruí estreia na literatura com Canção do amor em defesa  das florestas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma das mais notáveis comunicadoras indígenas da atualidade, Txai Suruí estreia na literatura com "Canção do amor", lançamento da Elo Editora. Na obra, sua habilidade com as palavras migra para o terreno da poesia, numa exaltação à alegria de amar e compartilhar.

 

A luta indígena é a luta de todos nós. Essa é a mensagem que Txai Suruí transmite em seus discursos, defendendo as florestas. O livro ganhou a companhia das ilustrações em aquarela de Fernando Zenshô.
 

Em meio ao verde, aos animais e rios, surge um encontro romântico com o "moço mais bonito da aldeia", acompanhado de conversas sobre astros e estrelas e a resistência dos povos indígenas que dura anos.
 

"As palavras-poemas deste livro me fazem sentir o hálito das águas e dos seres da floresta, e animam a esperança de que ainda podemos cambiar el mundo, e que podemos fazê-lo também com poesia", destaca, em seu prefácio, Ailton Krenak, pensador influente da atualidade e das vozes mais potentes do movimento socioambiental.

 

Txai Suruí, mulher indígena, guerreira, Gãmeb, comunicadora, artista, escritora, ativista e coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé. É da Amazônia, mais precisamente da Terra Indígena Sete de Setembro, localizada perto do município de Cacoal, em Rondônia. Filha do labiway e sagah (líder) Almir Suruí e da defensora da floresta Neidinha Bandeira, desde cedo aprendeu o significado da palavra "lutar".

 

A escritora é conhecida por suas ações em defesa da Amazônia e dos povos indígenas, a ativista foi a única representante brasileira na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas - COP26, realizada em Glasgow, na Escócia, em 2021. Além de ter sido incluída pela revista Time como uma das mulheres mais influentes de 2023.

 

Sobre o ilustrador

 

Fernando Zenshô é artista plástico e ilustrador de livros para crianças. Se formou em Arte e Design pela PUC, e estudou 10 anos o desenho de modelo vivo no ateliê do mestre Bandeira de Mello e 15 anos a prática formal do Zen, através da mestra Monja Coen Roshi.

 

Sobre a Elo Editora:

 

A Elo Editora oferece literatura da Educação Infantil ao Ensino Médio. As obras abrangem temas e contextos sociais, culturais e históricos diversos. Nosso acervo reúne livros de aventuras, contos da tradição oral, fábulas, romances, poemas e livros-imagem, que dão aos leitores o melhor da literatura infantil e juvenil, tanto a clássica como a contemporânea.

 

Ficha técnica

Canção do amor

Texto: Txai Suruí

Ilustração: Fernando Zenshô

Editora: Elo Editora

ISBN: 978-65-6142-048-8

Dimensões: 20 × 30 cm

Páginas: 40

Preço sugerido: R$ 74

Com audiodescrição e acessibilidade em Libras

 

SERVIÇO

Lançamento de Canção do amor

22ª Flip - Festa Literária Internacional de Paraty

12/10 - sábado às 16h

Casa PublishNews

Endereço: Rua Tenente Francisco Antônio, 300 - Centro Histórico, Paraty - RJ CEP: 23970-000

Direito ao esquecimento
Como você classifica a qualidade do atendimento das UPAs de Porto Velho?
O TCE-RO rejeitou o novo contrato de limpeza urbana da capital; a Câmara aprovou mesmo assim. Qual sua opinião sobre isso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS