DOCUMENTÁRIO: Filme dirigido por rondoniense mostra tradicional Folia de Reis em Dom Aquino, Mato Grosso

A produção é da Casa do Rio, de Porto Velho, RO

DOCUMENTÁRIO: Filme dirigido por rondoniense mostra tradicional Folia de Reis em Dom Aquino, Mato Grosso

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O documentário “Folia de Reis: Fé, Devoção e Tradição”, conta a história da tradicional Folia de Santos Reis, praticada há mais de 60 anos em Dom Aquino (MT), cidade de pouco mais de 7.800 pessoas (IBGE, 2022). O curta-metragem será lançado no dia 15 de junho, às 19h, na praça central da cidade e é uma realização da Cia de Reis Boa Semente, produzido pela Casa do Rio Filmes e dirigido por Juraci Júnior, dom-aquinense, radicado em Porto Velho, RO.

 

Após a sessão, a equipe técnica do filme estará presente para um bate-papo com o público interessado em conhecer mais sobre o processo de criação da obra. O filme, com pouco mais de 17 minutos de duração, tem classificação livre para todas as idades e será exibido com janela de Língua Brasileira de Sinais (Libras), possibilitando a compreensão do conteúdo também pelo público surdo.

 

 

Manifestação folclórica

 

Com depoimentos de foliões, devotos e instituições ligadas a manutenção da tradição, o documentário aborda o surgimento da Folia no Brasil, a chegada ao Mato Grosso e como a manifestação folclórica se mantém viva até os dias atuais.
Para Silvano de Freitas, atual presidente da Cia de Reis Boa Semente, o documentário é um importante registo da memória da cidade e disseminação do rito carregado de história, fé e cultura do povo de Dom Aquino. “É uma forma de expandir e levar ao conhecimento de mais pessoas sobre o que realmente é a nossa folia de reis e o sentimento de devoção de uma cultura maravilhosa que a gente segue até hoje”, diz ele com orgulho.

 

Memórias da infância

 

Juraci Júnior, diretor da obra, explica que poder contar essa história perpassa também pelo resgate e registro das memórias de infância na fazenda da família e as brincadeiras em torno do festejo naquele chão. “Eu cresci acompanhando a Folia de Reis na fazenda do meu avô. Falar sobre a Folia é lembrar da minha família, dos palhaços, de como a gente criança se divertia com tudo”, completando que memórias como essas, carregadas de afeto, são, sobretudo, coletivas e constituem a identidade daquele povo.

 

Juraci Júnior durante as filmagens

 

O documentário foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 01/2023 - Audiovisual, Inciso I - Produção e Divulgação de Documentários e ou Websérie e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo - Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022. Prefeitura de Dom Aquino - MT. Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente.

 

A Folia de Santos Reis

 

A Folia de Santos Reis, difundida na cidade de Dom Aquino, é registrada como Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Mato Grosso. A manifestação cultural chegou ao município do Vale do São Lourenço no ano de 1962, com a migração de famílias de diferentes regiões do Brasil como Goiás, Minas Gerais, e estados do Nordeste brasileiro, para trabalhar na lavoura. A época, Dom Aquino ainda se chamava Vila Mutum.

 

 

O rito apresentava cantorias, folguedos, comidas, orações e rezas cantadas, hábitos trazidos dos diferentes estados dos moradores. Atualmente, em Dom Aquino existem cinco companhias de Folias de Reis, onde famílias mantêm a tradição e perpetuam os costumes, repassados a cada geração, seja no campo ou na cidade.

 

Equipe técnica

 

Na equipe do filme, a direção e roteiro são de Juraci Júnior, a Produção Executiva de Ricardo Almeida, Direção de Fotografia de Íris Alves Lacerda, Produção de Jucimar Oliveira, Produção de Logística de Daniela Aparecida Santos, Assistentes em Produção Jucy Campos e Eliomar Rodrigues, a trilha sonora original é do músico Marcelo Pereira, montagem e finalização de Victor Brizard e Brada Filmes, Color Grading de Rafael Suarez, Design Jorge Damschi, Motion Design de Rone Mota, Audiodescrição de Mundo Grande Acessibilidade, Assessoria de Imprensa Vanessa Fernandes Vasconcelos, Assistente Administrativo Juscimara Campos e na Coordenação Geral Bruno Henrique. O filme é uma realização da Cia de Reis Boa Semente, com produção da Casa do Rio Filmes.
 

Autor: Assessoria

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS