DOCUMENTÁRIO: Filme dirigido por rondoniense mostra tradicional Folia de Reis em Dom Aquino, Mato Grosso

A produção é da Casa do Rio, de Porto Velho, RO

DOCUMENTÁRIO: Filme dirigido por rondoniense mostra tradicional Folia de Reis em Dom Aquino, Mato Grosso

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O documentário “Folia de Reis: Fé, Devoção e Tradição”, conta a história da tradicional Folia de Santos Reis, praticada há mais de 60 anos em Dom Aquino (MT), cidade de pouco mais de 7.800 pessoas (IBGE, 2022). O curta-metragem será lançado no dia 15 de junho, às 19h, na praça central da cidade e é uma realização da Cia de Reis Boa Semente, produzido pela Casa do Rio Filmes e dirigido por Juraci Júnior, dom-aquinense, radicado em Porto Velho, RO.

 

Após a sessão, a equipe técnica do filme estará presente para um bate-papo com o público interessado em conhecer mais sobre o processo de criação da obra. O filme, com pouco mais de 17 minutos de duração, tem classificação livre para todas as idades e será exibido com janela de Língua Brasileira de Sinais (Libras), possibilitando a compreensão do conteúdo também pelo público surdo.

 

 

Manifestação folclórica

 

Com depoimentos de foliões, devotos e instituições ligadas a manutenção da tradição, o documentário aborda o surgimento da Folia no Brasil, a chegada ao Mato Grosso e como a manifestação folclórica se mantém viva até os dias atuais.
Para Silvano de Freitas, atual presidente da Cia de Reis Boa Semente, o documentário é um importante registo da memória da cidade e disseminação do rito carregado de história, fé e cultura do povo de Dom Aquino. “É uma forma de expandir e levar ao conhecimento de mais pessoas sobre o que realmente é a nossa folia de reis e o sentimento de devoção de uma cultura maravilhosa que a gente segue até hoje”, diz ele com orgulho.

 

Memórias da infância

 

Juraci Júnior, diretor da obra, explica que poder contar essa história perpassa também pelo resgate e registro das memórias de infância na fazenda da família e as brincadeiras em torno do festejo naquele chão. “Eu cresci acompanhando a Folia de Reis na fazenda do meu avô. Falar sobre a Folia é lembrar da minha família, dos palhaços, de como a gente criança se divertia com tudo”, completando que memórias como essas, carregadas de afeto, são, sobretudo, coletivas e constituem a identidade daquele povo.

 

Juraci Júnior durante as filmagens

 

O documentário foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 01/2023 - Audiovisual, Inciso I - Produção e Divulgação de Documentários e ou Websérie e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo - Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022. Prefeitura de Dom Aquino - MT. Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente.

 

A Folia de Santos Reis

 

A Folia de Santos Reis, difundida na cidade de Dom Aquino, é registrada como Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Mato Grosso. A manifestação cultural chegou ao município do Vale do São Lourenço no ano de 1962, com a migração de famílias de diferentes regiões do Brasil como Goiás, Minas Gerais, e estados do Nordeste brasileiro, para trabalhar na lavoura. A época, Dom Aquino ainda se chamava Vila Mutum.

 

 

O rito apresentava cantorias, folguedos, comidas, orações e rezas cantadas, hábitos trazidos dos diferentes estados dos moradores. Atualmente, em Dom Aquino existem cinco companhias de Folias de Reis, onde famílias mantêm a tradição e perpetuam os costumes, repassados a cada geração, seja no campo ou na cidade.

 

Equipe técnica

 

Na equipe do filme, a direção e roteiro são de Juraci Júnior, a Produção Executiva de Ricardo Almeida, Direção de Fotografia de Íris Alves Lacerda, Produção de Jucimar Oliveira, Produção de Logística de Daniela Aparecida Santos, Assistentes em Produção Jucy Campos e Eliomar Rodrigues, a trilha sonora original é do músico Marcelo Pereira, montagem e finalização de Victor Brizard e Brada Filmes, Color Grading de Rafael Suarez, Design Jorge Damschi, Motion Design de Rone Mota, Audiodescrição de Mundo Grande Acessibilidade, Assessoria de Imprensa Vanessa Fernandes Vasconcelos, Assistente Administrativo Juscimara Campos e na Coordenação Geral Bruno Henrique. O filme é uma realização da Cia de Reis Boa Semente, com produção da Casa do Rio Filmes.
 

Autor: Assessoria

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS