Investimento para a realização da festa está em torno de R$ 2 milhões, incluindo estrutura, logística e repasse aos grupos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A União Junina Portovelhense (Unajup) divulgou a programação do Arraial Flor do Maracujá, considerado o maior São João do Norte, que acontece de 21 a 30 deste mês no Parque dos Tanques, na Avenida Lauro Sodré.
São 43 grupos de quadrilhas juninas (adultos e mirins) bois bumbás (adultos e mirins) e os duelos tribais - estes encerram a programação, no último dia do evento.
“Este ano a expectativa é grande, pois todos os grupos folclóricos estão se empenhando nos ensaios coreográficos e confeccionando suas indumentárias, adereços e cenários, uma vez que muitos foram agraciados com ajuda de parlamentares”, declarou ao Rondoniaovivo o presidente da Federação de Grupos Folclóricos , Quadrilhas e Bois Bumbás de Rondônia (Federon), Severino Castro.
O investimento para a realização da festa está em torno de R$ 2 milhões, incluindo estrutura, logística e o repasse aos grupos.
O arraial volta a ser realizada após seis anos ocorrendo em meses que não correspondiam à época do São João. Devido a pandemia do Covid, o arraial também teve um hiato de três anos sem ser realizado.
Campeãs
Ano passado (2023), mesmo sem ser na época junina, o festejo retornou com força total, finalizando com os seguintes campões - quadrilha adulta: Agremiação Rádio Farol, quadrilha mirim: Agremiação Rádio Farol; boi-bumbá adulto: Martinzinho e boi-bumbá mirim: Veludinho.
A presidente da Unajup, Neia Leal, explicou que em virtude de o Flor do Maracujá ter sido declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Rondônia, o evento agora só poderá ser realizado entre os meses de junho e início de julho, ou seja, durante o período junino.
“Estamos empenhados em promover uma festa bonita para a população, que há três anos está sem festejar conosco esse evento popular que já faz parte da história de Rondônia”, pontuou Neia.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!