FENASAMBA: Mestre Bainha é o único da região Norte a concorrer ao Prêmio Bambas do Samba

Sua obra já recebeu inúmeras homenagens, troféus, prêmios e títulos, tendo até mesmo documentários produzidos sobre o seu trabalho.

FENASAMBA: Mestre Bainha é o único da região Norte a concorrer ao Prêmio Bambas do Samba

Foto: Divulgação

O porto-velhense Mestre Bainha está entre os três indicados ao Grande Prêmio do Carnaval Brasileiro que estão disputando o título de "Bambas do Samba", na categoria masculina.De todas as categorias, ele é o único da região Norte. A ação é promovida pela Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasmba/Brasil).

 

Esta categoria visa premiar uma personalidade que contribuiu com atividades e destaque à cultura popular, que tenha a sua identidade ligada ao Carnaval e atua na construção de um legado.

 

 A premiação será entregue durante o Congresso Nacional do Samba, a ser realizado em Corumbá,MS, de 21 a 23 de julho. Além da análise da Biografia de cada um dos concorrentes, até o dia da votação uma equipe de jurados da Fenasamba acompanhará o destaque que os indicados terão na mídia, enfatizando seus trabalhos. 

 

Quem é Mestre Bainha

 

Waldemir Pinheiro da Silva, conhecido no mundo do samba e no meio cultural como Mestre Bainha, é Carnavalesco, compositor, diretor de harmonia, diretor de bateria e ritmista. Foi eleito o primeiro Cidadão do Samba de Porto Velho.

 

Boêmio nato, ele iniciou sua carreira profissional muito jovem. Prestes a completar 85 anos de idade, ainda está na ativa, participando de rodas de samba na cidade de Porto Velho, compondo para várias entidades culturais, orientando e assessorando as questões que envolvem o carnaval e o samba.

 

Sua obra já recebeu inúmeras homenagens, troféus, prêmios e títulos, tendo até mesmo documentários produzidos sobre o seu trabalho.

 

Ele compõe sambas enredos, marchinhas de carnaval e muito samba de roda, samba canção e samba exaltação, alguns em autoria solo e outros em parceria com seus parceiros Oscar Knightz e Zé Baixinho, reconhecidos pela comunidade do samba comoTrio de Ouro, sempre impondo respeito nos quesitos: letra, música, poesia e melodia.

 

É pioneiro na realização de desfiles das Escolas de Samba. Foi fundador da primeira agremiação da cidade, o "Gres Os Diplomatas". Atualmente faz parte da Ala de compositores do "Gres Asfaltão",


Tanto à Asfaltão quanto a Diplomatas já prestaram homenagem ao Mestre Bainha na avenida com enredos sobre sua obra, contribuição ao Carnaval e as escolas de samba.


Ele foi criador do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira do Carnaval de Porto Velho e deu nome à diversas alas das escolas de samba.

 

O Mestre Bainha foi pioneiro ao introduzir a cuíca na bateria das escolas de samba de Porto Velho e é um recordista na apresentação de mais de 100 shows filantrópicos.

 

Por fim, bainha é um dançarino por natureza

 

FACEBOOK DA FENASAMBA

 


 

Concorrentes


O porto-velhense irá disputar o título com Cláudio Brito, renomado comentarista do Carnaval gaúcho, com mais de 50 anos de histórias no Grupo RBS. Além de atuar com maestria em diversas áreas, advogado, jornalista e
radialista.

 

Outro concorrente é Mestre Manoel Dionízio, “depositário reconhecido da tradição do Samba no Rio de Janeiro”, pela sua atuação singular e única no Brasil. Foi fundador da primeira escola de mestre-sala, porta-bandeira e porta-estandarte do Rio de janeiro, em 1990, de onde saíram, e continuam saindo, os grandes casais que hoje defendem os pavilhões (bandeiras) das escolas de samba e também dos blocos do carnaval de não só do Rio de Janeiro, mas de todo Brasil.

 

Fonte da Biografia do Bainha:  Alipio Pinheiro - (Professor e Metre em Historia)

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS