Num certo dia iluminado pelos bons presságios veio de Guajará – Mirim, a bucólica Pérola do Mamoré, um diamante que foi lapidado pelas adversidades da vida sob o capricho de Deus para brilhar majestosamente na capital de Rondônia.
Filha de uma empregada doméstica, a dona Terezinha, e neta de seu Sebastião, aposentado como soldado da borracha que tem 93 anos e criou doze filhos, tendo hoje mais de 70 netos.
A então adolescente fez cursos de marcenaria, eletricidade, corte e costura pelo Senai. Aos 16 anos, na escola Irmã Celeste conquistou notas tão brilhantes que acabou sendo classificada para trabalhar de carteira assinada como menor aprendiz no Banco da Amazônia do seu município.
Começava ali o primeiro degrau da escalada ao sucesso de Rafinha do Basa como ficou conhecida em Guajará e hoje é homenageada como a Drª Rafaela de Paula da Clínica Odontonew.
Em Porto Velho para onde veio estudar, foi animadora de festas, trabalhou em casas de família como babá e diarista até se tornar secretária de consultório odontológico.
A cirurgiã - dentista fez três especializações nas áreas de ortodontia, odontopediatria e metodologia do ensino superior. Fez ainda doutorado pela Universidade Federal de Rosário na Argentina e está cursando Medicina desde 2013 pela Faculdade Metropolitana. Além de atuar na suaa clínica é professora universitária de odontologia.
Depois de receber a comenda em entrevista à jornalista Janaína Brito que apresentou o evento, a laureada declarou : " Essa premiação é muito importante porque divulga a nossa hsitória".
O seu troféu foi entregue pela ortodontista Juliana Volpato Curi Paccini , que recebeu esse mesmo troféu na edição 2012 do Prêmio Jovem Empreendedor do Ano.
Neste ano Julina foi retratada na Exposição Mulheres Empreendedoras - O Legado Feminino na Arte de Empreender. Na mostra do artista plástico Eliardo Lima, ilustrou a tela Saúde Humanizada em alusão ao sucesso do Instituto Humaniter , clínica integrada de saúde que ela lançou em plena crise do novo coronavírus.