PETIÇÃO: Ativistas colhem assinatura para que Leis de apoio à cultura não sejam alteradas

MP publicada no Diário Oficial da União retira os principais pontos das Leis Paulo Gustavo, Aldir Blanc e Perse: os valores destinados, a obrigatoriedade de execução e o seu caráter emergencial.

PETIÇÃO: Ativistas colhem assinatura para que Leis de apoio à cultura não sejam alteradas

Foto: Cofen

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nas primeiras horas desta quinta-feira,01, já tinha mais de 15 mil assinaturas (Necessita apenas de 25 mil) a petição para que o Congresso Nacional não altere a Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc. O abaixo-assinado se deve a decisão do Governo Bolsonaro, por meio da Medida Provisória (MPV) 1.135/2022, publicada no Diário Oficial da União da segunda-feira,29, de adiar os repasses aos setores da cultura e de eventos previstos em três leis criadas por conta da pandemia da covid-19: as leis Paulo Gustavo (Lei Complementar 195, de 2022), Aldir Blanc 2 (Lei 14.399, de 2022) e do Perse (Lei 14.148, de 2021).

 

A MP tem validade até 27 de outubro, prorrogável por mais 60 dias, caso a apreciação nas duas casas do Congresso não tenha sido concluída. O prazo para apresentação de emendas por deputados e senadores encerrou ontem, quarta-feira,31. A partir de 13 de outubro, a matéria entra em regime de urgência no Congresso, trancando a pauta de votações.

 

O documento encampado pelos ativistas afirma que “Nós artistas, ativistas, técnicos, gestores públicos, entidades, coletivos e trabalhadores e trabalhadoras da cultura em uma grande mobilização nacional, diante de tantos ataques sistemáticos à cultura nacional, saímos novamente em defesa das Leis Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2 e solicitamos vosso apoio”.

 

Ainda segundo o abaixo-assinado a ser entregue ao Congresso,“Como vossa excelência já sabe, as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 são conquistas da sociedade brasileira, em especial do campo cultural. Foram aprovadas pelo Congresso Nacional, vetadas pelo Presidente da República e, numa vitória histórica, tiveram os vetos derrubados. E sofrem agora, mais uma grave ameaça”.

 


Os autores da lei destacam ainda que “Agora, o Presidente volta a atacar a cultura brasileira, publicando uma Medida Provisória que retira os principais pontos das Leis: os valores destinados, a obrigatoriedade de execução e o seu caráter emergencial”.

 

CLIQUE AQUI E ASSINE A PETIÇÃO 

 

As leis

 

A Lei Paulo Gustavo prevê repasse de recursos federais a estados, Distrito Federal e municípios para fomento de atividades e produtos culturais, como forma de atenuar os efeitos econômicos e sociais da pandemia de covid-19. O nome da lei homenageia o ator e humorista Paulo Gustavo, que morreu em maio de 2021, vítima da Covid.

 

A Lei Aldir Blanc 2 prorroga por cinco anos o benefício criado pela primeira Lei Aldir Blanc (Lei 14.017, de 2020), com repasses anuais de R$ 3 bilhões da União para que os entes federativos realizem ações no setor cultural. O nome da lei é homenagem ao compositor Aldir Blanc, vitimado pela Covid-19 em maio de 2020.

 

A Lei do Perse assegura a pessoas jurídicas do setor de eventos que tiveram redução superior a 50% (cinquenta por cento) no faturamento entre 2019 e 2020 o direito a indenização, com base nas despesas com pagamento de empregados durante o período da pandemia da Covid-19 e da Espin (Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional), declarada pelo governo federal em fevereiro de 2020 e oficialmente encerrada em maio deste ano, mas ainda produzindo efeitos, em relação a algumas normas, até maio de 2023.

 

Material produzido com informações do Congresso em Foco e Change

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS