DOCUMENTÁRIO: Assista ao filme ‘O Divino Guaporé’, do professor da Unir Ederson Lauri

O documentário destaca as vivências e relações com o festejo das populações ribeirinhas e indígenas que habitam e preservam o Vale do Guaporé

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Festa do Divino, uma grande romaria amazônica que acontece anualmente no Vale do rio Guaporé, na fronteira de Rondônia com a Bolívia, é tema do filme “O Divino Guaporé”, dirigido pelo professor Ederson Lauri, do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, Daced, no campus Universidade Federal de Rondônia/Ariquemes. Ele é ainda coordenador do Laboratório de Narrativas Visuais Universidade Federal de Rondônia, LabNavi.

 

O documentário destaca as vivências e relações com o festejo das populações ribeirinhas e indígenas que habitam e preservam o Vale do Guaporé. Nesse sentido, a produção do documentário tem o objetivo de revelar a importância histórica, o conhecimento e a tradição mantida pelos comunitários que constroem por longos anos a festa.

 

 

Para o diretor Ederson Lauri, o filme é uma forma de preservar a memória de parte significativa e pouco conhecida da cultura rondoniense, além de ser um documento histórico para as futuras gerações da região. “O documentário é uma forma de presenciar o Divino em tempos de pandemia. A Festa do Divino orienta a vida dos Romeiros, da comunidade do Vale do Guaporé, e nesses dois anos que não aconteceu a festa, devido à pandemia, a comunidade está ansiosa em assistir e resgatar um pouco da memória desse momento”, diz o diretor.

 

 

Os materiais audiovisuais e fotográficos que compõem a narrativa foram coletados durante dois anos de acompanhamento da Romaria, entre 2018 e 2019, fruto do projeto de extensão do Laboratório de Narrativas Visuais, da Universidade Federal de Rondônia. Dessa maneira, o documentário foca nas entrevistas e membros do Divino e suas histórias de fé, resistência e paixão pela tradição. A produção conta com recursos da Lei Aldir Blanc, através do Edital Jair Rangel Nº 78/2020/Sejucel-Codec, Eixo III, Item III, Porto Velho/RO (2020).

 

O Festa do Divino

 

O grande festejo acontece durante 55 dias consecutivos, percorre, pelo rio, aproximadamente 1.000 quilômetros e envolve diretamente um total de 41 comunidades, entre ribeirinhas, quilombolas e indígenas em 24 horas diárias de atividades religiosas e não religiosas. Os anos de 2020 e 2021, devido à pandemia, foram os únicos anos que a cerimônia não aconteceu ao longo dos 126 anos de festa que teve seu início no século XIX.

 

 

Fora do eixo das grandes capitais amazônicas, o filme retrata a dimensão humana, simbólica, histórica e cultural presente na manifestação religiosa de parte interiorana do estado de Rondônia. É uma forma de afirmar que existe uma cultura, memória e presença dos povos amazônicos por todos os cantos, fronteiras e profundos dos rios.

 

Autor:Unir

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS