LITERATURA: Palmares vai premiar obras literárias que contemplem a cultura afro-brasileira

A entidade vinculada ao Ministério da Cidadania irá contemplar cinco autores – um de cada região do Brasil – com o valor de R$ 30 mil, para cada

LITERATURA: Palmares vai premiar obras literárias que contemplem a cultura afro-brasileira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Fundação Cultural Palmares (FCP), vinculada ao Ministério da Cidadania, lançou o II Prêmio Oliveira Silveira – Infantojuvenil, que tem como propósito reverenciar obras literárias inéditas e ilustradas que incorporem elementos da cultura afro-brasileira. Um autor por região do país será premiado com o valor de R$30 mil. O lançamento ocorreu durante a abertura oficial da 35ª edição da Feira do Livro de Brasília (Felib).

 

O presidente da Palmares, Vanderlei Lourenço, ressaltou a importância do Prêmio e a participação da FCP na feira, garantindo espaço a autores que trabalham com foco na cultura negra. “O edital permite uma justa e democrática participação desses escritores que trazem novos olhares sobre a necessidade de uma igualdade racial”, afirmou. “Trazemos a marca da diversidade para um momento onde se dá a dimensão da sociedade de conhecimento, na qual queremos estar incluídos”, completou Lourenço.

 

O objetivo do edital é cumprir com as diretrizes formuladas pelo Plano Plurianual do Governo Federal e pelo Plano Nacional de Cultura, difundindo, promovendo e incentivando produções literárias que registrem, revelem e/ou resgatem a cultura afro-brasileira. Para concorrer ao prêmio, os escritores devem ficar atentos ao prazo de inscrições, que segue até o dia 22 de julho.

 

Nesta edição, serão selecionadas cinco propostas de ficção direcionadas ao público com faixa etária entre oito e 12 anos. As obras devem ser inéditas e conter narrativas imaginárias, com temas e conteúdos que sejam compatíveis com a compreensão do público infantojuvenil. Devem abordar fatos históricos que valorizem a participação do negro na constituição da sociedade brasileira, questões afetas ao negro no Brasil e manifestações afro-brasileiras.

 

Cultura, conhecimento e perspectivas

 

Durante a abertura da 35ª Felib, o coordenador do Comitê Gestor da Feira, Marcos Linhares, afirmou ser bem-vinda toda iniciativa que fortaleça o conhecimento étnico e de gênero. Ele anunciou estandes da feira voltados especificamente à literatura negra, indígena e feminina.

 

Já o secretário de Educação do Governo do Distrito Federal, Rafael Parente, pontuou que promover autores e livros para esses públicos significa mais que levar conhecimento. “É levar sonhos e uma força propulsora para que eles se realizem”, concluiu. Segundo ele, uma criança que tem acesso a leitura ganha novas possibilidades de vida. “Por meio do livro ela ingressa em diferentes universos e domina o mundo”.

 

A autora Eliane Alves Cruz, uma das premiadas na edição de 2016 do Prêmio Oliveira Silveira, participa da feira com os livros de sua autoria: Água de Barrela e O Crime do Cais do Valongo. Nesta primeira edição, foram contempladas obras na categoria Romance. Eliana fará uma palestra na Feira do Livro na próxima sexta-feira (14), às 18h, no Espaço do Educador/Felib.

 

Sobre Oliveira Silveira

 

Importante poeta e escritor gaúcho, Oliveira Silveira foi um dos nomes que muito contribuiu para a causa negra no Brasil e que hoje dá nome ao acervo da FCP. Por suas atuações marcantes, nomeia também o prêmio da instituição que destaca autores voltados à mesma causa.

 

Inscrições

 

Para se inscrever no prêmio, acesse o edital no portal da Fundação Cultural Palmares. As inscrições estão abertas até o dia 22 de julho de 2019.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS