O livro foi editado pela editora Gramma e já vai para a segunda edição.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Livraria Leitura, localizada no shopping Porto Velho, lotou na noite de sexta-feira durante lançamento do livro do jornalista policial Renato Homem. O livro Marcinho VP, O Direito Penal do Inimigo, conta alguns episódios da criminalidade no Rio que em envolvem policiais e políticos corruptos, o início do tráfico entre crianças pobres e discriminadas, a luta de jovens e adolescentes para sobreviver nas favelas onde o tráfico domina justamente pela ausência do Estado na educação, na segurança e nos direitos humanos.
Renato Homem, que já foi repórter de O Globo, Extra, O Dia e também atuou como assessor de imprensa em órgãos públicos recebeu mais de 200 cartas escritas a mão por Márcio Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, apontado pela polícia como um dos líderes do Comando Vermelho no Rio. Márcio Nepomuceno que está preso há 22 anos em um presídio federal no Paraná viveu a adolescência no meio da criminalidade e conhece bem os caminhos do roubo, assalto, tráfico e outros crimes.
Segundo Renato, o objetivo do livro é revelar uma realidade desconhecida pela sociedade onde só o que a mídia oficial publica costuma ficar valendo como VERDADE. Histórias como a morte do jornalista Tim Lopes e a ida do ex-governador Sergio Cabral, que hoje também se encontra preso por corrupção e lavagem de dinheiro, são retratadas em detalhes por Márcio Nepomuceno. Márcio diz no livro que Sérgio Cabral chegou a subir o morro para pedir ajuda na campanha para prefeito e que integrantes de seu grupo ficaram sabendo de como ocorreu a abordagem e morte de Tim Lopes.
O livro foi editado pela editora Gramma e já vai para a segunda edição.
Saiba Mais
OBRA: Líder do CV lança livro na Capital onde fala sobre “O Direito Penal do Inimigo”
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!