Aconteceu na última quarta feira (20) na Escola SESI o projeto “SESI Arte na Empresa”, uma audição comentada com a participação do violonista Carlos Bica, um dos principais nomes do violão brasileiro. Os alunos de 2ª série de ensino fundamental até a 3ªsérie do ensino médio conheceram a história da música erudita e um pouco da trajetória de Carlos Bica no cenário musical.
O violonista apresentou elementos da música erudita, demostrou instrumentos e seus sons como o violino na categoria cordas, flautas em madeira, os metais que abrangem instrumentos de sopro, percussão que tem a bateria como principal representante e o piano como destaque deste gênero musical.
O músico relatou que o termo violonista é utilizado no Brasil, mas que em outros países são conhecidos como guitarrista esclareceu também como funcionam os agrupamentos musicais e citou o quarteto de cordas que tem dois violinos, uma viola e um violoncelo como formação. “Dentro da orquestra qualquer instrumento pode ser solista, mas juntos formam a orquestra que pode ser de Câmara ou até Sinfônica”, explicou. Ao final o músico apresentou aos alunos uma composição de Heitor Villa Lobos, “O trenzinho do caipira”, parte da peça Bachianas Brasileiras nº 2.
“Esse trabalho que faço em parceria com por todo o Brasil e no SESI Rondônia, tem o objetivo é buscar um novo público para a música erudita que não é música de massa, as rádios as televisões mostram pouco esse gênero. E levar isso às empresas e às escolas também é interessante para que possam absorver, pois conhecer mais significa gostar mais”, comentou o musicista.
A aluna Bruna Letícia, do 6º ano falou da experiência, “Gostei da forma como ele contou a história da música e dos instrumentos e já até conhecia alguns, mas o que mais gostei foi o maestro”, disse. Os alunos apresentaram relatórios sobre a apresentação e contaram suas impressões sobre o trabalho. As próximas edições do projeto acontecem no dia 27 de julho, na empresa Camargo e Corrêa.
A professora Priscila Lima, conta que a arte da música é muito importante para os alunos que têm a disciplina de artes. “Sabemos que as crianças têm acesso a vários tipos de música e melodia e a presença de Carlos é interessante para que possam conhecer tipos de músicas diferentes e suas variações, e o interesse pela arte nessa fase da vida é imprescindível”, disse.
Programação da audição comentada
Manhã:
1ª apresentação: 8h30min – 312 alunos do 2º ano até o 6º ano (6 a 11 anos)
2ª apresentação: 10h40min - 428 alunos do 7º ano a 3ª série do ensino médio (12 a 17 anos)
Tarde:
1ª apresentação: 14h30min – 220 alunos do 2º ano até o 6º ano (6 a 11 anos)
2ª apresentação: 16h40min - 132 alunos do 7º ao 9º ano (12 a 14 anos).