Nossos prédios históricos v – Anísio Gorayeb

Nossos prédios históricos v – Anísio Gorayeb

Nossos prédios históricos v – Anísio Gorayeb

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Hoje iremos descrever dois prédios que em minha opinião são os mais bonitos de Porto Velho. Eles compõem o conjunto arquitetônico mais bonito do centro histórico da cidade: o Palácio Presidente Vargas e o antigo Porto Velho Hotel.

Foi no governo de Joaquim Araujo Lima que iniciaram as obras do Palácio Presidente Vargas e do Porto Velho Hotel. Ambos tiveram suas obras iniciadas em 1948. O palácio teve sua pedra fundamental lançada no dia 13 de setembro, em comemoração aos cinco anos de criação do Território Federal do Guaporé.

Antes da inauguração do Palácio Presidente Vargas, a sede do governo era em um antigo casarão de madeira na Avenida Farquar, construído pela EFMM. O projeto do Palácio Presidente Vargas foi de autoria do engenheiro e arquiteto José Otino de Freitas. As obras se arrastaram por três governos: Joaquim Araujo Lima, Jesus Bulamarque Hosannah e Enio Pinheiro.

Foi inaugurado pelo governador Enio dos Santos Pinheiro em 25 de janeiro de 1954, em comemoração aos dez anos de instalação do Território Federal do Guaporé, cujo primeiro governador foi o Coronel Aluizio Ferreira.

Desde sua inauguração tornou-se a sede de todos os governos, desde o Território Federal do Guaporé, depois Território de Rondônia até os dias de hoje, Estado de Rondônia. Somente o primeiro governador eleito do Estado, Jerônimo Santana (1987/1990), se recusou a ocupar o Palácio Presidente Vargas, pois dizia ser “mal assombrado”.

O Porto Velho Hotel foi inaugurado em janeiro de 1953. Suas linhas de estilo neo clássico foram desenhadas pelo arquiteto Leogrin de Vasconcelos Chaves, autor do projeto, que residia no Rio de Janeiro. Foi inaugurado pelo Governador Jesus Bulamarque Hosannah, e teve como convidado especial o Governador do Acre, João Kubitshecker.

No mesmo dia da inauguração, às 22 horas, foi servido um jantar durante um baile de gala, onde estavam presentes todas as autoridades do antigo Território Federal do Guaporé. Os homens usavam “smoking” e as mulheres vestidos longos.

Antes da inauguração do Porto Velho Hotel, o hotel mais luxuoso da cidade era o Hotel Brasil, que funcionou na cidade durante quarenta anos. O Hotel Brasil era todo em madeira e situava-se na Avenida Farquar e tambem foi construído pela EFMM.

O Porto Velho Hotel foi desativado em 1969, e durante sua existência, teve três arrendatários: Henrique Valente (1953 a 1961), Abelardo Townes de Castro (1962 a 1963), e Nilce Guimarães (1964 de 1969).

Durante a gestão de Dona Nilce Guimarães, o Porto Velho Hotel era muito freqüentado pela sociedade rondoniense. O hotel hospedava as tripulações das companhias aéreas da época: Panair, Cruzeiro do Sul, Vasp e Paraense. No Final dos anos 60, Dona Nilce criou no hotel a Varanda Tropical e a Boate Ambikatu.

No ano de 1975, o governador Humberto Guedes utilizou o prédio como Palácio das Secretarias. Com a criação do Estado de Rondônia, o imóvel foi cedido para a implantação da UNIR – Universidade Federal de Rondônia, e atualmente é sede da reitoria da universidade.

Felizmente estes dois prédios que fazem parte da historia da nossa terra mantém até hoje suas características originais. O que é muito bom!

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS