Nesta semana, a Polícia Civil de Rondônia realiza o teste de aptidão física de 1.600 candidatos a uma das vagas oferecidas pela instituição por meio de concurso público. As atividades acontecem no Estádio Aluízio Ferreira, no bairro Arigolândia, zona Oeste de Porto Velho.
Muitas pessoas que compareceram aos testes físicos estavam com bastante expectativa. Um deles é o estudante Douglas Ivanowski, que afirmou estar em boas condições para realizar a atividade. De acordo com ele, a preparação durou um mês e o foco principal era a obtenção de condicionamento físico para realizar esta etapa do concurso público. “Acredito que tenho chances de conseguir uma boa colocação”, disse ele.
Segundo o delegado João de Deus Pires, membro da comissão do processo seletivo, cada candidato do sexo masculino deve fazer 20 flexões, 20 abdominais e percorrer 2.200 metros em 12 minutos. Para as mulheres são exigidas 10 flexões, 10 abdominais e corrida de 1,8 quilômetro em 12 minutos na pista de atletismo do estádio. O concorrente que não conseguir realizar qualquer uma das três etapas obrigatórias está automaticamente eliminado do certame.
Cada pessoa que participa do teste físico deve apresentar um laudo médico apontando que está em condições de participar da atividade, comprovante de inscrição no concurso e um documento oficial com foto. Uma equipe de 30 profissionais recebe mais de 300 candidatos por dia. Todos os testes são gravados em vídeo pela comissão organizadora do concurso. “Qualquer participante sai daqui habilitado ou não. As filmagens são utilizadas em eventuais recursos dos candidatos”, afirmou Pires.
Regras
O delegado Élvio Tavares, membro da comissão do concurso público da Polícia Civil, aproveitou para alertar os candidatos em determinadas situações antes da realização dos testes físicos no Estádio Aluízio Ferreira. “Temos informações de pessoas que sofrem acidentes domésticos, entre outros, e que não poderão realizar o teste físico”, afirmou. Tavares também destacou que neste caso o concorrente também é eliminado, pois um dos itens do edital aponta que o candidato esteja em perfeitas condições físicas e que isso seja atestado por um profissional para realizar a bateria de atividades.
Independente da área de atuação, todos os candidatos inscritos e que foram classificados para esta etapa, devem fazer o teste de aptidão física, pois faz parte da legislação da Polícia Civil. O concurso da instituição vai classificar 65 novos delegados, 27 peritos criminais, 19 médicos legistas, quatro odontólogos legais, 79 escrivães, 370 agentes de polícia, 34 agentes de criminalística e sete técnicos em laboratório.