O Serviço de Meteorologia e Hidrologia da Bolívia emitiu ‘Alerta Vermelho’ para o nível dos rios que formam a bacia do rio Mamoré, no Departamento de Beni, que faz fronteira com Rondônia/Brasil. Esse alerta é devido ao aumento das chuvas com progressão repentina de nível, com iminente volume elevado de água nas calhas dos rios que desaguam no rio Mamoré. Todo esse volume de água descerá para o iro Madeira e chegará a Porto Velho e seus distritos ribeirinhos.
O período de risco vai de 26/03 a 05/04 e inclui os rios: Pilcomayo, Grande, Parapetí, Ichilo, Chapare, Coroico, Boopi, Tipuani, Mapiri, e Rapirrán. Todos esses rios desaguam no rio Mamoré que faz a fronteira Brasil/Bolívia, em Rondônia, sendo um dos formadores do rio Madeira.
Transbordamentos
Das bacias que alimentam o rio Mamoré, três rios bolivianos estão com previsão de transbordamentos para esse período, sendo:
Rio Maniquie afluentes secundários, sobe com possíveis transbordamentos de nível em áreas próximas aos municípios de: San Borja, Cosincho e municípios próximos.
O rio Hondo e seus afluentes secundários sobem com possíveis transbordamentos de nível em áreas próximas à rodovia Yucumo-Rurrenabaque e cidades próximas.
E o rio Tijamuchi e seus afluentes secundários sobem com possíveis transbordamentos de nível em áreas próximas às cidades de: San Lorenzo de Moxos e comunidades próximas.