DEMORA: Moradores fecham a RO-005 por falta de ponte na travessia da Vala Jacu

A via é conhecida como Estrada da Penal e liga Porto Velho a comunidades no Baixo Madeira

Inconformados com a demora para a solução da travessia da Vala do Jacu, na estrada que liga Porto Velho à foz do rio Jamari, moradores resolveram fechar a via em protesto e cobram a presença de autoridades do estado. A ponte nova de concreto foi mal construída e cedeu logo no início do uso estando interditada desde 2020. A antiga ponte de madeira foi incendiada e a travessia vem sendo improvisada por balsa o que causa transtorno e demoras.
 
Conhecida também como Estrada da Penal essa via é a única ligação por terra entre a cidade de Porto Velho com as comunidades Nova Aliança, Calderita, Agrovila Rio Verde e distrito de São Carlos, na região Baixo Madeira.  
 
Desde que a ponte de concreto apresentou problema estrutural, iniciou uma série de demandas administrativas e jurídicas no sentido de responsabilizar as empresas projetista e executora da obra. 
 
As medidas que deveriam ser tomadas pelo Departamento Estadual de Estradas, Transportes e Serviços Públicos (DER) para garantir o retorno da trafegabilidade na ponte sobre o córrego Jacu da Vala, na RO-005, foram discutidas em reunião entre o órgão, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) e a equipe da Secretaria-Geral de Controle Externo (SGCE) em dezembro de 2020, no entanto, ainda não resolvido o problema em definitivo.
 
A região atendida pela ponte é conhecida e muito frequentada pelos balneários e tem muita produção agrícola em pequenas propriedades que abastecem as feiras e comércios da capital.
Direito ao esquecimento
Quem é culpado pela péssima qualidade de vida em Porto Velho?
Como você avalia a gestão do prefeito Tonin Zotesso em Teixeirópolis?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS