MISSÃO: SpaceX envia astronautas para a Estação Espacial Internacional

Foguete transporta dois astronautas americanos, um astronauta dos Emirados Árabes Unidos e um cosmonauta russo

MISSÃO: SpaceX envia astronautas para a Estação Espacial Internacional

Foto: CHANDAN KHANNA / AFP

 

Um foguete da SpaceX transportando dois astronautas americanos, um cosmonauta russo e um astronauta dos Emirados Árabes decolou para a Estação Espacial Internacional, nesta quinta-feira, depois que o lançamento foi cancelado, no último minuto, três dias antes.
 
A decolagem ocorreu conforme programado, à 0h34 (horário local), do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, sudeste dos Estados Unidos.
 
 
 
O lançamento havia sido cancelado na segunda-feira, devido a um problema nos sistemas terrestres.
 
A Nasa explicou que o dano afetou o fornecimento de fluido usado para dar partida nos motores, e que foi causado por um "filtro entupido", que já havia sido substituído.
 
A agência espacial dos EUA twittou que o foguete SpaceX Dragon Endeavour decolou na quinta-feira "iluminando os céus enquanto a tripulação entra em órbita".
 
A cápsula Dragon deve atracar na Estação Espacial ISS à 1h17 (hora local) de sexta-feira, após uma viagem de pouco mais de 24 horas. Eles vão ficar lá por cerca de seis meses.
 
A tripulação multicultural, Crew-6, é composta pelos americanos Stephen Bowen e Warren Hoburg, o russo Andrei Fediayev e o sultão dos Emirados Al Neyadi.
 
Sultan Al Neyadi, de 41 anos, é o quarto astronauta de um país árabe na História e o primeiro de seu país a passar seis meses no espaço. Seu compatriota Hazzaa Al Mansoori realizou uma missão de oito dias em 2019.
 
'Todos os profissionais'
 
A missão também inclui um cosmonauta russo, no momento em que as tensões entre Washington e Moscou estão no auge, um ano após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
 
– Somos todos profissionais. Estamos focados na missão – disse Bowen, um veterano de três missões espaciais.
 
– Sempre tivemos um relacionamento fantástico com os cosmonautas quando estamos no espaço – acrescentou.
 
Já estava previsto, antes da ofensiva de Moscou, que os russos viajariam com a SpaceX; e os americanos, com a espaçonave russa Soyuz, programa de intercâmbio que foi mantido. A ISS constitui um dos últimos campos de cooperação entre os dois países.
 
A Nasa contrata os serviços da empresa americana para enviar seus astronautas aproximadamente a cada seis meses ao laboratório.
 
Lá, eles realizam experimentos científicos e garantem a manutenção da estação, habitada há mais de 22 anos.
 
A Crew-6 substituirá os quatro membros da Crew-5 (dois americanos, um russo e um japonês), que chegaram em outubro de 2022 e retornarão à Terra a bordo de sua própria nave SpaceX.
 
Também a bordo da ISS estão outros três passageiros (dois russos e um americano), que chegaram em uma espaçonave Soyuz.
 
O foguete russo sofreu um vazamento em dezembro. A agência espacial do país, Roscosmos, enviou uma nave de resgate, que atracou com sucesso na ISS no sábado.
 
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS