O ator Will Smith publicou um pedido de desculpas na noite desta segunda-feira (28) ao humorista Chris Rock e à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas por conta do tapa que deu no apresentador do Oscar.
O comediante fez uma piada com a aparência de sua esposa, Jada Pinkett-Smith, que sofre de alopecia e raspou o cabelo por conta da constante perda capilar.
“A violência, em todas as suas formas, é venenosa e destrutiva.Meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e imperdoável. Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada foi demais para mim e eu reagi emocionalmente. Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu saí do eixo e estava errado.
Estou envergonhado e minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade”, escreveu em um longo texto no Instagram.
“Eu gostaria também de pedir desculpas à Academia, aos produtores do show, aos convidados e a todos que assistiram ao redor do mundo. Eu gostaria de pedir desculpas à família Williams e à minha família King Richard. Eu me arrependo profundamente que meu comportamento tenha manchado o que está sendo uma incrível jornada para todos nós. Eu sou um trabalho em andamento”, finalizou.
A irritação de Will ocorreu quando Rock subiu ao palco para anunciar a categoria de melhor documentário na premiação do Oscar no domingo (27). Entre as piadas que costuma fazer, olhou para Jada e disse que ela poderia participar da continuação da personagem Demi Moore em “Até o Limite da Honra”, onde a atriz raspava a cabeça para fazer a interpretação.
Jada ficou visivelmente sem graça com o comentário e Will levantou de sua cadeira, subiu ao palco e deu um tapa no rosto do apresentador. A princípio, houve dúvidas se aquilo havia sido combinado ou não. Mas, emissoras internacionais que transmitiam a cerimônia mostraram o ator gritando “mantenha o nome da minha esposa longe da porra da sua boca” irritado.
No intervalo, o ator Denzel Washington foi até Will para conversar.
A apresentação seguiu e, pouco tempo depois, o ator foi anunciado como o vencedor da categoria por sua atuação em “King Richard – Criando Campeãs”. No discurso, pediu desculpas à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas pelo ocorrido.
“Richard Williams era um defensor ferrenho de sua família. Quero pedir desculpas à Academia, pedir desculpas aos colegas indicados. A arte imita a vida e eu virei o pai louco, igual ao Richard, porque o amor nos faz fazer coisas loucas”, disse.
“Nesse momento da minha vida, eu estou impressionado com as coisas que Deus está me chamando para fazer e estar nesse mundo. Denzel me disse há pouco que, em um momento de grandeza como esse, é preciso tomar cuidado porque é nessa hora que o diabo vai te procurar. Peço desculpas novamente e espero que a Academia me convide de novo”, acrescentou.
Por conta da ação, Will pode ser punido pela Academia de alguma forma e a imprensa norte-americana informa que já há uma investigação em andamento.
Até o momento, Chris Rock não se manifestou sobre o ocorrido nem pediu desculpas para Jada.