Apontado por veículos da imprensa como o responsável por aproximar o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o empresário Joesley Batista mantém uma atuação estratégica no setor de comunicação voltado ao agronegócio.
O grupo J&F, comandado por Joesley e seu irmão Wesley Batista, é proprietário do Canal Rural principal emissora brasileira especializada em conteúdo agropecuário. Em 2024, a emissora e suas plataformas digitais somaram 500 milhões de visualizações, consolidando sua relevância no segmento.
Fundado em 1996 por Roberto Marinho (Globo) e Nelson Sirotsky (RBS), o Canal Rural foi adquirido pelos irmãos Batista em 2013, como parte da estratégia de fortalecer a comunicação do setor em que mais atuam: a produção de proteína animal. A JBS, principal empresa do grupo, é considerada a maior do mundo no segmento, dona de marcas como Friboi, Seara e Swift.
Nos Estados Unidos, a JBS também detém uma fatia expressiva do mercado de carnes e tem ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York. Essa presença no país abriu portas para que Joesley Batista fosse recebido por Trump na Casa Branca encontro que, segundo bastidores políticos, teria contribuído para aliviar a tensão entre o ex-presidente americano e o atual mandatário brasileiro.
Com uma fortuna estimada em R$ 25 bilhões pela revista Forbes, o empresário goiano é casado com Ticiana Villas Boas, ex-apresentadora da Band e do SBT. Atualmente, ela se dedica à produção de cacau na Bahia. Juntos, formam um dos casais mais influentes do agronegócio nacional.