Após os tremores, um alerta de tsunami chegou a ser emitido, mas descartado momentos depois pelo governo
Foto: Reprodução
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Peru registrou um terremoto de magnitude 7,2 na escala Richter em sua costa sul nesta sexta-feira (28/6). O terremoto ocorreu a uma profundidade de 25 km e foi sentido por volta das 00h36 no horário local (02h36 em Brasília), no Oceano Pacífico, ao longo da costa da província de Caravelí.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) atribuiu ao terremoto uma magnitude de 7,2, descartando um tsunami.
Após o terremoto, a cidade de Arequipa foi atingida por quatro tremores secundários de magnitude 4 a 4,6, causando alguns deslizamentos de terra nas estradas locais.
#LoUltimo 🚨
— Jóvenes Unidos Perú (@JovenesUnidosP) June 28, 2024
↪️ Imágenes de deslizamiento de piedras en la carretera Panamericana Sur kilómetro 630-700 tras el temblor en Caravelí, Arequipa.#Arequipa #Temblor #Terremoto #Sismo Tsunami pic.twitter.com/uL852ZNf2h
O Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos EUA disse que havia uma ameaça de tsunami devido ao terremoto, acrescentando que ondas entre 1 e 3 metros acima do nível da maré foram registradas ao longo da costa.
O prefeito de Yauca, Juan Aranguren, declarou à rádio RPP que "muros de algumas casas caíram" e que a rodovia Pan-Americana, que passa pela região, sofreu rachaduras. "Desejo transmitir tranquilidade. O terremoto passou, estamos fazendo as primeiras avaliações e até agora não há vítimas fatais", disse o chefe de gabinete Gustavo Adrianzén, em nome do governo.
Primeras imágenes del terremoto de magnitud 7.2 en Perú 🇵🇪 pic.twitter.com/UrxcWFLE8W
— El Necio (@ElNecio_Cuba) June 28, 2024
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!