DISPUTA: Venezuela tenta tirar território da Guiana devido ao petróleo

Nicolás Maduro quer 70% das terras do país vizinho

DISPUTA: Venezuela tenta tirar território da Guiana devido ao petróleo

Foto: Ilustrativa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Não é de hoje que a Venezuela tenta "tomar" parte do território da Guiana. A disputa se tornou mais intensa a partir de 2015, quando a ExxonMobil descobriu grandes reservas de petróleo no mar territorial guianense.
 
 
Nas escolas venezuelana, as crianças aprendem — a mando do ditador Nicolás Maduro — que 70% do território da Guiana (ou 160 mil quilômetros quadrados), na área que compreende Essequibo, na fronteira oriental da Guiana, pertence à Venezuela.
 
 
A disputa foi parar no Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), sediado em Haia, na Holanda. Neste mês, Maduro sofreu a primeira derrota do caso. O TIJ rejeitou os argumentos da Venezuela para declarar "inadmissível" a defesa guianense.
 
 
Com a decisão, o tribunal agora procederá às audiências sobre o mérito da disputa, o que foi comemorado por Georgetown, capital da Guiana. "Estamos confiantes de que o tribunal confirmará sua antiga fronteira internacional com a Venezuela", afirmou em comunicado o presidente Irfaan Ali.
 
 
Com o caso pendente, o secretário das Relações Exteriores da Guiana, Robert Persaud, pediu ao Facebook e ao Twitter que retirassem mapas que mostram a Venezuela com um pedaço da Guiana anexado.
 
 
O ditador da Venezuela afirmou que o país continuará a alegar soberania sobre a região. "Vamos continuar a luta incansável e firme para defender o respeito ao histórico Acordo de Genebra e a territorialidade de nossa digna nação", escreveu Maduro no Twitter. "O Essequibo é Venezuela!", acrescentou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS