DEBATE: Levantamento desmente fala de Bolsonaro sobre universidades na pandemia

Durante o primeiro debate do segundo turno desta eleição para presidente, realizado neste domingo, 16, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro afirmou 'não ter expandido as universidades públicas porque na pandemia elas ficaram paralisadas'

DEBATE: Levantamento desmente fala de Bolsonaro sobre universidades na pandemia

Foto: Divulgação

 

Durante o primeiro debate do segundo turno desta eleição para presidente, realizado neste domingo, 16, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro afirmou “não ter expandido as universidades públicas porque na pandemia elas ficaram paralisadas”. Trata-se de mais uma declaração mentirosa de Bolsonaro, como mostra recente levantamento elaborado pelo centro SoU_Ciência, em conjunto com a Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
 
Intitulado “ATUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E DA CIÊNCIA NA DEFESA DA VIDA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19”, o painel revela em detalhes como, mesmo diante de vários cortes no orçamento, as universidades federais atuaram durante a crise sanitária com mais de mil ações nos campos da saúde, pesquisa, solidariedade e extensão em atividades para a sociedade, além da comunicação, no combate à desinformação e à disseminação das chamadas fake news.
 
O painel, aberto e disponibilizado para a toda a sociedade no site do SoU_Ciência, é dividido em cinco grandes eixos onde as ações de cada universidade federal durante a pandemia foram realizadas.
 
No eixo “Organização para atuar na pandemia”, é possível observar o que as instituições públicas de ensino superior realizaram no gerenciamento e planejamento do enfrentamento à Covid-19; a atuação na elaboração de Planos Emergenciais; a captação de recursos públicos e privados; a participação em redes, bem como em comissões instituídas e fundos de combate à pandemia.
 
Já no eixo “Pesquisa, Tecnologia e Inovação”, pode-se acompanhar o que as universidades desenvolveram com relação às pesquisas clínicas e epidemiológicas; pesquisas socioeconômicas; pesquisas básicas e experimentais; pesquisas educacionais; além do desenvolvimento tecnológico e de inovação.
 
O eixo “Atenção à Saúde”, por sua vez, relaciona a atuação universitária na telessaúde; na testagem; na vigilância epidemiológica; na vacinação; e também nos serviços e atendimento à população em todas as regiões do país.
Os outros dois eixos são “Extensão e Solidariedade” e “Ações em Comunicação”.
 
O primeiro trata da produção e distribuição de EPIs e itens de higiene pessoal à população vulnerável; formação e apoio à comunidade escolar durante a pandemia; organização de trabalho voluntário e doações variadas; auxílio à comunidade universitária; combate à violência doméstica e de gênero; assessoria jurídica e assistência social; segurança alimentar e combate à fome, além de geração de trabalho e renda.
 
O eixo da Comunicação revela as ações das universidades federais na produção de materiais informativos para campanhas de conscientização; atividades, cursos e oficinas para a população; difusão cultural; congressos, seminários e encontros acadêmicos; e a divulgação de notícias confiáveis e artigos científicos no árduo trabalho de combate à fake news.
 
Para Soraya Smaili, coordenadora do SoU_Ciência, “embora para o presidente Jair Bosonaro as instituições tenham permanecido inativas, o painel reforça para a sociedade o trabalho relevante e ativo das universidades públicas, mesmo com tantos cortes de verbas nos últimos anos. Mais além, o documento também é uma forma de mostrar como os recursos destinados às universidades são utilizados, bem como a importância do que estamos fazendo para o presente e o futuro deste país”.
 
O levantamento revela que mais de 500 municípios tiveram ações desenvolvidas pelas universidades federais, o que mostra à população a importância de nossas universidades não apenas no contexto desta pandemia, mas também para a restruturação deste país.
O painel pode ser facilmente explorado. É possível fazer buscas por eixos, pelas subcategorias ou ainda pela região onde estão localizadas as universidades federais.
 
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS