DEBATE: Levantamento desmente fala de Bolsonaro sobre universidades na pandemia

Durante o primeiro debate do segundo turno desta eleição para presidente, realizado neste domingo, 16, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro afirmou 'não ter expandido as universidades públicas porque na pandemia elas ficaram paralisadas'

DEBATE: Levantamento desmente fala de Bolsonaro sobre universidades na pandemia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Durante o primeiro debate do segundo turno desta eleição para presidente, realizado neste domingo, 16, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro afirmou “não ter expandido as universidades públicas porque na pandemia elas ficaram paralisadas”. Trata-se de mais uma declaração mentirosa de Bolsonaro, como mostra recente levantamento elaborado pelo centro SoU_Ciência, em conjunto com a Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
 
Intitulado “ATUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E DA CIÊNCIA NA DEFESA DA VIDA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19”, o painel revela em detalhes como, mesmo diante de vários cortes no orçamento, as universidades federais atuaram durante a crise sanitária com mais de mil ações nos campos da saúde, pesquisa, solidariedade e extensão em atividades para a sociedade, além da comunicação, no combate à desinformação e à disseminação das chamadas fake news.
 
O painel, aberto e disponibilizado para a toda a sociedade no site do SoU_Ciência, é dividido em cinco grandes eixos onde as ações de cada universidade federal durante a pandemia foram realizadas.
 
No eixo “Organização para atuar na pandemia”, é possível observar o que as instituições públicas de ensino superior realizaram no gerenciamento e planejamento do enfrentamento à Covid-19; a atuação na elaboração de Planos Emergenciais; a captação de recursos públicos e privados; a participação em redes, bem como em comissões instituídas e fundos de combate à pandemia.
 
Já no eixo “Pesquisa, Tecnologia e Inovação”, pode-se acompanhar o que as universidades desenvolveram com relação às pesquisas clínicas e epidemiológicas; pesquisas socioeconômicas; pesquisas básicas e experimentais; pesquisas educacionais; além do desenvolvimento tecnológico e de inovação.
 
O eixo “Atenção à Saúde”, por sua vez, relaciona a atuação universitária na telessaúde; na testagem; na vigilância epidemiológica; na vacinação; e também nos serviços e atendimento à população em todas as regiões do país.
Os outros dois eixos são “Extensão e Solidariedade” e “Ações em Comunicação”.
 
O primeiro trata da produção e distribuição de EPIs e itens de higiene pessoal à população vulnerável; formação e apoio à comunidade escolar durante a pandemia; organização de trabalho voluntário e doações variadas; auxílio à comunidade universitária; combate à violência doméstica e de gênero; assessoria jurídica e assistência social; segurança alimentar e combate à fome, além de geração de trabalho e renda.
 
O eixo da Comunicação revela as ações das universidades federais na produção de materiais informativos para campanhas de conscientização; atividades, cursos e oficinas para a população; difusão cultural; congressos, seminários e encontros acadêmicos; e a divulgação de notícias confiáveis e artigos científicos no árduo trabalho de combate à fake news.
 
Para Soraya Smaili, coordenadora do SoU_Ciência, “embora para o presidente Jair Bosonaro as instituições tenham permanecido inativas, o painel reforça para a sociedade o trabalho relevante e ativo das universidades públicas, mesmo com tantos cortes de verbas nos últimos anos. Mais além, o documento também é uma forma de mostrar como os recursos destinados às universidades são utilizados, bem como a importância do que estamos fazendo para o presente e o futuro deste país”.
 
O levantamento revela que mais de 500 municípios tiveram ações desenvolvidas pelas universidades federais, o que mostra à população a importância de nossas universidades não apenas no contexto desta pandemia, mas também para a restruturação deste país.
O painel pode ser facilmente explorado. É possível fazer buscas por eixos, pelas subcategorias ou ainda pela região onde estão localizadas as universidades federais.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Você acredita que o prefeito Hildon Chaves vai conseguir inaugurar a rodoviária dia 20?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS