FOME: População invade lixão e desenterra frango para comer; VÍDEO

As cinco toneladas foram encontradas sem nota fiscal e sem refrigeração. Carga saiu de Rondônia com destino à Canutama (AM)

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cinco toneladas de frango que saíram de Rondônia foram apreendidas na barreira fiscal de Humaitá, interior do Amazonas. A carga com os frangos iria para Canutama, cidade na região sul do estado amazonense.
 
Carga de frango apreendida em Humaitá | Foto: Divulagação/ADAF
 
Segundo informações, as cinco toneladas foram apreendidas pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF), sem nota fiscal e sem refrigeração adequada para consumo. A barreira fiscal de Humaitá então solicitou à prefeitura municipal que fosse aberto uma vala no lixão para enterrar o produto. O trabalho foi feito.
 
No entanto, a notícia do depósito dos frangos se espalhou nas redes sociais e muita gente foi até o local e aproveitou para desenterrar a carga e usá-la no consumo das famílias.
 
 
Em um vídeo que repercutiu nas redes sociais, muitas pessoas utilizam ferramentas para escavar o lixão e recolher a carga. Imagens também mostram outros passando com sacos de frango.
 
O Hospital Regional de Humaitá emitiu um comunicado afirmando que iria ficar em alerta para um surto da infecção. 
 
Ainda de acordo com informações, a vigilância sanitária de Humaitá emitiu nota alertando sobre alguns sintomas que podem ser causados pelo uso de frango impróprio para o consumo. Entre estes estão: náuseas, diarreia, dor de cabeça, febre, vômitos e outras infecções.
 
A ADAF afirmou que produtos de origem animal não podem ficar fora da temperatura adequada, por isso teme um surto de infeções.
 
 
Salmonela
 
Conhecida por ser a maior responsável por quadros de intoxicação alimentar, a salmonela (Salmonella enterica e Salmonella bongori) é um tipo de bactéria transmitida pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados por fezes. Ela é encontrada em diferentes alimentos e causa uma infecção bacteriana chamada salmonelos.
 
Presente nas fezes de indivíduos doentes e também de animais contaminados, a bactéria se espalha rapidamente quando as condições de higiene são precárias. O microrganismo geralmente contamina alimentos crus e a transmissão pode ocorrer pela ingestão de água ou de alimentos contaminados e, às vezes, pelo contato direto (mão-boca) com fezes, urina, secreção respiratória ou vômito de indivíduo infectado.
 
Essa bactéria pode contaminar alimentos crus, como frutas, vegetais, hortaliças e carnes, especialmente de aves, leite não pasteurizado e ovos. Geralmente, ela é associada a alimentos de origem animal, mas também pode ocorrer em verduras e legumes que tiveram contato com água contaminada ou adubados com material fecal contaminado. 
 
*Com informações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS