A sequência de posts feitos pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, de integrantes da comitiva presidencial na ONU, em Nova York, ajuda a explicar por que a Covid infectou boa parte do grupo.
As imagens publicadas no Instagram de Michelle mostram sete integrantes da comitiva no avião que os transportou, todos sem máscara e sem distanciamento. Entre eles estão o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, ambos contaminados pela Covid-19 na viagem.
Além da dupla, aparecem nas imagens os ministros, Anderson Torres (Justiça), Gilson Machado (Turismo), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Joaquim Leite (Meio Ambiente) e o assessor especial da Presidência, Max Guilherme, todos sem máscara e sem seguir protocolos de proteção contra a Covid.
As imagens, que mostram autoridades falando na linguagem de sinais, foi postada pela primeira-dama no domingo, quando já estava confirmada a contaminação da quatro integrantes da comitiva. O registro de Michelle evidencia que, diante da total falta de cuidados dos membros do governo, o saldo de contaminados poderia ter sido maior ainda. Ela e Bolsonaro não foram infectados.