Menino sobrevive após espeto de churrasco transfixar coração

Segundo relato de familiares ao hospital, o garoto estava brincando numa escada e, ao escorregar, caiu em cima de um tonel que era usado para guardar espetos

Menino sobrevive após espeto de churrasco transfixar coração

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um menino de dez anos conseguiu sobreviver mesmo depois de ter o tórax perfurado e coração transfixado acidentalmente por um espeto de churrasco em Toritama, no agreste de Pernambuco. Ele deixou neste domingo (21) a UTI do Hospital da Restauração, no Recife, mas segue internado na emergência pediátrica unidade.

 

De acordo com os médicos que realizaram a cirurgia, Marivaldo José da Silva Júnior está fora de perigo. O acidente ocorreu na quinta-feira (18). Segundo relato de familiares ao hospital, o garoto estava brincando numa escada e, ao escorregar, caiu em cima de um tonel que era usado para guardar espetos.

 

As médicas Cláudia Albuquerque e Andrea Rolin, responsáveis pelo procedimento cirúrgico, informaram que a forma cilíndrica do espeto foi essencial para evitar uma hemorragia.

 

Ao ter o coração transfixado, houve uma contração do músculo cardíaco. Esse movimento natural do coração evitou o sangramento.

 

Segundo as duas cirurgiãs vasculares, se os familiares tivessem retirado o espeto, o menino não sobreviveria. Quando a criança chegou ao hospital, os médicos perceberam que o espeto vibrava com a respiração.

 

Logo após o acidente, ele foi encaminhado ao hospital municipal Nossa Senhora de Fátima, em Toritama, distante 170 quilômetros do Recife. A unidade de saúde que fez o atendimento inicial não é de alta complexidade.

 

O paciente foi encaminhado à capital pernambucana ainda com o espeto em seu corpo. "Não tenho dúvida de que esse menino foi abençoado. Teve uma união da equipe médica e também o dedinho de Deus", afirmou a cirurgiã Cláudia.

 

Na manhã de domingo, Marivaldo fez um ecocardiograma e nenhuma lesão grande foi constatada no coração. O procedimento cirúrgico durou duas horas.

 

Os médicos suturaram o local atingido enquanto o espeto ia sendo retirado. Inicialmente, a equipe médica fez uma abertura lateral no tórax para observar exatamente a região perfurada.

 

Não há previsão de Marivaldo receber alta médica. Ele se encontra em observação na enfermaria do hospital.

 

A criança está sendo medicada com antibióticos para evitar infecções. Os familiares do garoto não quiseram dar entrevista. 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS