Oposição mira impeachment de Dilma e dá sobrevida a Cunha

Oposição mira impeachment de Dilma e dá sobrevida a Cunha

Oposição mira impeachment de Dilma e dá sobrevida a Cunha

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O combustível que a oposição precisava para acelerar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara dos Deputados veio em boa parte das manifestações do último domingo (13). E quem deve ganhar sobrevida com a volta do pedido de afastamento à Casa é o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).Sob julgamento do Conselho de Ética da Câmara e alvo de três inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF), Cunha vem sendo pressionado a deixar a presidência da Casa. Mas, com a estratégia de intercalar afagos e ataques tanto em direção à situação quanto na direção dos oposicionistas, o peemedebista tem conseguido se manter no cargo.

Líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino (AM) garante que a presença de Cunha no comando da Casa não deve comprometer os trâmites do impeachment. "Infelizmente temos o Cunha com esse processo, mas a Câmara se move como instituição, não importa quem é o presidente." Segundo o democrata, a formação da comissão do impeachment será decidida ainda nesta semana – a previsão é que o STF decida como a Casa deve agir na quarta-feira (16) ou até quinta-feira (17).

Assim como o deputado do DEM, Antônio Imbassahy (BA), líder tucano, avalia que a presença de Cunha – que num primeiro momento emperrou o avanço dos pedidos de impeachment contra Dilma para depois se posicionar como oposição – não deve influenciar no avanço do julgamento da presidente. "Ele é chefe de um Poder e, ao mesmo tempo, é investigado pelo Conselho de Ética. Eu mesmo já pedi que ele renunciasse ao cargo. É extremamente constrangedor [que o peemedebista permaneça no comando da Câmara], diz o tucano.

Para um outro cacique na Câmara, pode ter chegado o momento de parte da oposição ser pressionada a explicar a razão de não assumir uma postura mais clara contra Eduardo Cunha, não só dentro da própria Câmara, mas por aqueles que protestaram em boa parte do País e já não parecem ter a mesma tolerância a escorregadelas de políticos como as que gravitam em torno do peemedebista. "A oposição cutuca o Cunha, mas faz o jogo quando convém", argumenta o deputado. Um outro deputado adverte: "Cunha é parte da Câmara, mas não tem como inviabilizar o impeachment da Dilma."Adversário de Cunha, Júlio Delgado (PSB-MG) adverte que a presença do peemedebista na Câmara durante o julgamento do impedimento da presidente pode ser uma ameaça. "Quem garante que ele não vai usar o cargo para ter algum tipo de vantagem no processo de impeachment? Afastar a Dilma e manter o Cunha será o mesmo que dar poder a ele", opina. Se a presidente for afastada na primeira metade do mandato, quem assume a presidência interinamente é o presidente da Câmara.

 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS