Relação entre ministro da Justiça e Polícia Federal é de autonomia

Relação entre ministro da Justiça e Polícia Federal é de autonomia

Relação entre ministro da Justiça e Polícia Federal é de autonomia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A relação entre o diretor-geral da Polícia Federal e o ministro da Justiça é, em tese, de subordinação, mas com autonomia de atuação por parte do comandante da PF. É um órgão mantido pela União, mas cuja direção é escolhida pelo governo de ocasião, o que abre brecha para a influência de componentes políticos.
 
Por exemplo: não está escrito na Constituição ou em alguma regra interna que o ministro tem poder de ingerência na atuação funcional da polícia, mas ele determina sua previsão orçamentária e diretrizes e tem papel decisivo na nomeação do diretor-geral, oficialmente feita pela Presidência da República.A gestão da polícia foi um dos carros-chefes de Márcio Thomaz Bastos (1935-2014) à frente do Ministério da Justiça, no primeiro mandato do governo Lula, visto como marco rumo a uma maior autonomia da PF. O petista sempre teve simpatia pelo diretor-geral da época, Paulo Lacerda.
 
Diz o regimento da PF que o órgão é "estruturado em carreira, com autonomia orçamentária, administrativa e financeira, diretamente subordinado ao ministro de Estado da Justiça".Ao mesmo tempo em que entre as tarefas do diretor-geral está "promover a execução das atividades, ações e operações" da PF, ele deve também "promover a execução das diretrizes de segurança pública estabelecidas pelo ministro".
 
Uma lei aprovada em 2014 determina que apenas delegados no mais alto nível de carreira podem ser nomeados para dirigir a polícia, uma vitória política do atual diretor-geral, Leandro Daiello, no cargo desde 2010. Até então, a nomeação era de livre escolha da Presidência.Para setores da polícia, a escolha de seu diretor deveria ser por eleição interna.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS