Um Mastro da Bandeira Nacional Brasileira será inaugurado neste domingo (27) às 10 horas no Porto Extrema. A construção do mastro é uma parceria do Núcleo de Ensino da Ponta do Abunã com o 4º Batalhão de Infantaria de Selva – 4º BIS / AC, Comando de Fronteira vinculado a 17º Brigada de Infantaria de Selva localizada em Porto Velho.
Considerado um marco histórico na fronteira Bi-Nacional Brasil / Bolívia na região da Ponta do Abunã, o Mastro da Bandeira Nacional foi construído no exato local onde um oficial da Força Naval Boliviana foi retido por extrativistas brasileiros às margens do Rio Abunã. (VEJA VÍDEO ABAIXO)
A inauguração ocorrerá durante o Aciso da Operação Curare que presta relevantes ações cívico – sociais a sociedade através de palestras e atendimento médico a população. O comandante do Batalhão de Fronteira do Exército do Município de Plácido de Castro – AC, Tenente Vital esteve esta semana, juntamente com o Professor Marquelino, diretor do Núcleo de Ensino, realizando vistoria na obra do Mastro da Bandeira no Porto Extrema.
Além da inauguração haverá neste mesmo local uma grande formatura do Exército, acompanhado de uma apresentação da Banda do 4º BIS / AC. Extrativistas do Rio Mamu / Pando estarão presentes no evento e elogiaram bastante a iniciativa de implantação do Mastro naquela região de fronteira. Aldair Ozório, líder extrativista, disse que “o mastro veio para moralizar nossa fronteira que está desprotegida, um exemplo disso foi a ousadia do Tenente Pacheco que invadiu nosso território fardado, aquilo foi uma afronta a nossa soberania”, disse ele.