Em nome da soberania nacional propagada por Evo Morales, o governo boliviano alertou que está pronto para enviar o exército à região fronteiriça entre o Departamento de Pando, no Norte da Bolívia, e os Estados do Acre e Rondônia, para a retirada de milhares de famílias de seringueiros residentes. Os habitantes são brasileiros que foram expulsos de suas terras nativas no Brasil nos anos de 1970 por fazendeiros que ocuparam a região para a produção pecuária.
Grande parte desta população tradicional já alertou que está se preparando para enfrentar o exército boliviano. Outros habitantes preferiram atear fogo em suas benfeitorias e fugir para outras regiões de floresta. Os seringueiros sobrevivem basicamente do extrativismo do látex, castanha, açaí e da criação de pequenos animais.
Por hora, a solução encontrada pelo governo brasileiro para o problema é a realocação destas famílias em áreas de 15 a 20 hectares de pasto já degradados, o que poderia acarretar uma grande tragédia social para uma população não acostumada a produção agrícola de grande escala. As informações são da Kaxiana - Agência de Notícias da Amazônia