PGR opina pela proibição de importar pneus usados

PGR opina pela proibição de importar pneus usados

PGR opina pela proibição de importar pneus usados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na opinião do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, decisões judiciais que permitem a importação de pneus usados para serem reformados comprometem o equilíbrio do meio ambiente e a proteção à saúde, preceitos previstos na Constituição Federal.

O argumento foi apresentado no parecer do Ministério Público Federal (MPF) sobre a Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 101, em que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá se empresas brasileiras podem ou não importar pneus usados.

Para Souza, o país tem que defender o equilíbrio do meio ambiente, “direito fundamental de uma existência digna, somente possível quando o Estado esteja comprometido, com prestações e ação positivas, além das ações de regulação”.

A ADPF foi proposta pelo presidente da República contra decisões judiciais que, em todo o país, autorizaram a importação desse material. A relatora da ação, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, coordenou audiências públicas no STF para ouvir especialistas sobre o tema e reunir informações para o julgamento do caso.

Na ação, o presidente da República pede que o Supremo confirme a constitucionalidade dos atos do governo que regulam as restrições à importação de pneus usados. Ele também solicita que todas as decisões judiciais que permitem a importação sejam cassadas.

Ao opinar pela procedência do pedido, o procurador-geral da República afirma que o país precisa defender o equilíbrio do meio ambiente e destaca a Convenção da Basiléia, à qual o Brasil aderiu em 1989. A convenção defende que “qualquer Estado tem o direito soberano de proibir a entrada ou o depósito de resíduos perigosos e outros resíduos estrangeiros em seu território”.

O parecer será analisado pela ministra Carmen Lúcia, que vai elaborar um voto a ser submetido aos demais ministros da Corte.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS