Presidente do Incra pede vistoria ambiental nos assentamentos

Ibama flagrou madeireiras e fornos de carvão nesses locais. Nota divulgada pelo instituto critica lista de desmatadores

Presidente do Incra pede vistoria ambiental nos assentamentos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em nota divulgada nesta quinta-feira (17), a assessoria de comunicação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) afirma que o presidente do órgão, Rolf Hackbart, determinou que as superintendências regionais façam vistorias em todos os assentamentos para apurar crimes ambientais. A divulgação do comunicado ocorreu após o Ibama interditar madeireiras em um assentamento no Mato Grosso e encontrar três serrarias e 19 fornos de carvão em uma área de reforma agrária no Pará.

O Incra também informa que não compactua com as ilegalidades ambientais flagradas pelo Ibama. “O Incra já combate casos de desmatamento em assentamentos. Temos dezenas de registros em que foi o próprio Incra quem comunicou o crime ambiental aos órgãos de fiscalização e repressão, incluindo o Ministério Público Federal e a Polícia Federal”, diz trecho da nota.

A forma como foi organizada a lista dos maiores desmatadores da Amazônia, divulgada no final de setembro pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, é criticada no comunicado: “O que o Incra não concorda é que os assentamentos sejam apontados como os maiores desmatadores da Amazônia, quando as próprias fotos de satélite identificam grandes grileiros e grandes projetos econômicos como os autores do corte raso da vegetação. Sabe-se lá a que interesses servem informações propositadamente equivocadas”.

A assessoria de comunicação do instituto também informa que é necessário recuperar as áreas degradadas, e que assentamentos ambientalmente sustentáveis já estão sendo criados. “Desde 2003, o Incra já instalou 314 assentamentos em 36 milhões de hectares da Amazônia, onde os assentados trabalham com a floresta em pé, sem corte da vegetação, com vocação econômica principal no extrativismo, ou com planos de manejo totalmente controlados”, informa a nota.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS