Roraima - PF envia cerca de 300 agentes para Raposa Serra do Sol

Roraima - PF envia cerca de 300 agentes para Raposa Serra do Sol

Roraima - PF envia cerca de 300 agentes  para Raposa Serra do Sol

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Apesar das constantes afirmações de que as operações de retirada de não-índios da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol serão realizadas de forma pacífica, no último final de semana a Polícia Federal iniciou uma mega operação com cerca de 300 agentes, que foram enviados à área com forte armamento. O número exato de homens e os locais a serem visitados não foram divulgados pela Federal para não atrapalhar a operação *Segundo o delegado Ivan Herrera, que está comandando a operação, o objetivo é apoiar o trabalho de funcionários do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e da Funai (Fundação Nacional do Índio) no levantamento das benfeitorias existentes nas fazendas de arroz. Ele explicou que os agentes estão usando armas não letais e vão preparados para conter distúrbios civis que porventura venham a ocorrer. A Polícia Federal afirmou que apesar do grande contingente de homens e armas, ninguém será retirado à força da terra indígena. *“O nosso objetivo é proporcionar segurança às equipes do Incra e Funai, responsáveis pelo levantamento das benfeitorias existentes nas fazendas e áreas ainda não verificadas. Não se fala em desintrusão e nem vamos tirar ninguém de lá à força”, disse. *Questionado se o número de homens e armas para uma operação tão simples não seria excessivo, o delegado Herrera afirmou que existem informações contundentes que poderiam ocorrer distúrbios na área, por isso todos os cuidados necessários foram tomados para evitar problemas. Eles vão visitar sete lugares diferentes que ainda não tiveram suas benfeitorias avaliadas. “Nossa expectativa é que fiquemos 15 dias na reserva e estamos usando nessa operação policiais federais de todo o Brasil, especializados na contenção de distúrbios civis. Por isso eles estão com coletes, capacetes e escudos para proporcionar proteção à equipe que está trabalhando na área”, acrescentou. *Os policiais federais ficarão sediados no Município de Pacaraima em barracas cedidas pelo Exército, que também cedeu helicópteros e material de apoio. Quatro ônibus com policiais foram enviados à área da reserva, além de carretas, motocicletas e pick-up’s carregadas de equipamentos e armas. Além do material defensivo, como capacetes, coletes e escudos à prova de balas, os policiais também estavam armados com espingardas calibre 12 de alta definição, além de bombas de gás de pimenta e de efeito paralisante. *“As informações que obtivemos sobre a situação na reserva nos levaram a tomar essa atitude em relação à operação, mas esperamos resolver tudo pacificamente. Só não queremos que ocorram fatos semelhantes aos que aconteceram anteriormente quando policiais federais foram feitos reféns pelos índios”, concluiu Herrera.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS