CIDADE EMPREENDEDORA : Sebrae mobiliza secretários municipais em torno da produção de cacau e café

Evento acontece nesta sexta em Cacoal e contará com a presença do ex-prefeito de Maringá Silvio Barros

CIDADE EMPREENDEDORA : Sebrae mobiliza secretários municipais em torno da produção de cacau e café

Foto: Divulgação

Acontece nesta sexta (24), no escritório regional do Sebrae em Cacoal, um importante evento que reunirá secretários municipais de agricultura e planejamento da região central do estado. Trata-se de uma iniciativa do Sebrae em Rondônia para capacitar os gestores municipais em um planejamento estratégico com vistas a ganho de competitividade de mercado nas culturas de café e cacau na região. O ex-prefeito de Maringá Silvio Barros fará uma palestra na oportunidade. 
 
 
A iniciativa faz parte da programação da 1ª Semana do Café e do Cacau de Cacoal, que tem por objetivo fortalecer a cafeicultura e fomentar a cultura do cacau na cidade, servindo até mesmo como inspiração para os outros municípios rondonienses. A Semana do Café e do Cacau de Cacoal acontece entre os dias 24 de junho e 2 de julho com extensa programação. 
 
 
O evento é aderente ao programa Cidade Empreendedora e Inovadora, que trabalha dez eixos de desenvolvimento nos municípios para que os mesmos possam criar ambientes mais favoráveis à geração e negócios locais. Em Rondônia, todos os municípios são signatários do programa, um feito somente alcançado aqui. 
 
 
Para o diretor superintendente em exercício do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida, será uma grande oportunidade para o poder público: “O Silvio Barros, que é um palestrante renomado, vem com toda a bagagem de já ter sido gestor público de um município com tantos recursos, que é Maringá, e deve dar insights aos nossos secretários municipais e equipes. Um grande momento de conhecimento, mas que certamente terá impactos na ponta, junto ao produtor rural”, explica Samuel, que fará também uma oficina de planejamento estratégico com os participantes. 
 
 
A região de Cacoal e municípios circunvizinhos é bastante próspera e tem conseguido alcançar grandes resultados tanto na cafeicultura como na cacauicultura. Não por acaso o Sebrae em Rondônia tem atuado de maneira direta junto a essas duas cadeias produtivas, apoiando e fomentando os produtores participantes das iniciativas promovidas pelo Sebrae e parceiros.
 
 
“Os produtores precisam pensar suas propriedades como empresas rurais e, como tal, devem ter gestão, dar lucro, pensar estrategicamente a conquista de novos mercados e introduzir ferramentas de inovação e tecnologia, ganhando produtividade e aumentando sua competitividade”, explica Samuel. 
 
 
A programação do evento deve se iniciar às 8h e se estenderá durante o dia com debates, palestras e oficinas. Certamente os participantes levarão para suas bases não apenas conhecimento, mas também maior motivação para trabalharem politicas públicas que facilitem e destravem eventuais gargalos à produção. 
 
 
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero). 
Direito ao esquecimento

Quem você apoiaria para ser senador por Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS