BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

CONCURSO: Inscrições para o 5° Concafé Rondônia seguem até 7 de agosto

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet

EMATER/RO

15 de Julho de 2020 às 11:31

Atualizada em : 15 de Julho de 2020 às 15:18

Foto: Divulgação

 

Este é o 5º ano da realização do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), o evento incentiva cada vez mais produtores rurais a investir na cafeicultura de qualidade no estado. A realização do evento consagrou cafeicultores rondonienses no país e elevou o estado de Rondônia à categoria de grande produtor de café robusta.
 
O primeiro Concafé, realizado em 2016, foi um marco para a história do café de Rondônia. Com apenas 184 amostras, superou as expectativas de seus organizadores e trouxe um grande incentivo para a lavoura cafeeira que, só de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) arrecadava cerca de R$ 50 milhões (dados do IBGE) para Rondônia.
 
No ano passado, com a produção cafeeira de Rondônia aumentando e o estado se elevando ao patamar os grandes produtores de café do país, o número de inscritos no 4º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia teve um aumento de quase 200%. Outra novidade foi a participação de 50 mulheres produtoras de café, cuja produção vem ganhando força a cada ano.
 
Em 2019, a viveirista e cafeicultora Poliana Perrut de Lima, de Novo Horizonte do Oeste conquistou o primeiro lugar entre os mais de 300 participantes, ficando a segunda colocação para Dione Mendes Bento e com a 3ª o indígena Wilson Nakodah Suruí. Na categoria Sustentabilidade, o produtor rural Ronaldo da Silva Bento consagra-se tricampeão, e ainda nesse ano, Rondônia conquistou os 2º e 5º lugares no Coffee of The Year 2019, com Dione Mendes e Wilson Nakodah.
 
Concafé 2020
 
Para este ano, o 5º Concafé traz grandes perspectivas. Com uma produção de 2.198.678 sacas no ano passado, a expectativa para este ano é de um aumento de aproximadamente 6,6%, chegando a 2.344.119 sacas, com uma produtividade de 36 sacas/hectare (Previsão da Conab/2020).
 
O 5º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café abriu suas inscrições no dia 27 de abril e os interessados em participar terão até o dia 7 de agosto para se inscreverem.
 
Realizado pelo Governo do Estado de Rondônia, coordenado pela Seagri, Emater-RO e Idaron, o Concafé 2020 conta com apoio da Câmara Setorial do Café, Caferon, Embrapa, Mapa, Sebrae, Faperon e Senar e vai ter a maior premiação da sua história. São R$ 289 mil reais em prêmios que inclui um trator cafeeiro, um secador de café, valores em dinheiro e vale compras de produtos agrícolas.
 
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pela internet, acessando a FICHA DE INSCRIÇÃO.
 
Inscrições para o 5º Concafé seguem até 7 de agosto
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS