MICRO PRODUTOR: Pequenos agricultores de Rondônia recebem apoio na comercialização da produção

Serão investidos quase R$ 1 milhão em compras de produtos como frutas, legumes, verduras, doces, polpa, queijo, entre outros

MICRO PRODUTOR: Pequenos agricultores de Rondônia recebem apoio na comercialização da produção

Foto: SECOM-GOVERNO DE RONDÔNIA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para fomentar e gerar renda para a agricultura família, na próxima terça-feira (24), o 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC) realizará um chamamento público, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e Emater, para compra de produção da agricultura familiar por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

 

Serão investidos quase R$ 1 milhão em compras de produtos como frutas, legumes, verduras, doces, polpa, queijo, entre outros, que abastecerão o 5º BEC e o Hospital de Guarnição de Porto Velho.

 

De acordo com o comandante do 5° BEC, coronel Moraes, o programa é importante por se tratar de pequenos agricultores. “A ideia é incentivá-los e beneficiar aqueles que não têm acesso as processos maiores de venda. Além disso, existem diversas vantagens, compramos produtos saudáveis, com menos agrotóxicos e que são consumidos aqui no 5°BEC por cerca 900 pessoas”.

 

O PAA tem duas finalidades básica, promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, para facilitar o acesso desses produtores ao programa de compra de alimentos com a dispensa de licitação. “Esta é uma forma de ajudar os nosso agricultores e incentivá-los no cultivo saudável dos alimentos. Além de permitir que os pequenos participem individualmente, ou por meio de suas cooperativas ou órgãos constituídos, como pessoas jurídica direto privado”, afirma o secretário adjunto da Seagri, Bruno Scheid.

 

Para participar individualmente, os beneficiários fornecedores têm que apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pela Seagri. Assim, o produtor é reconhecido como agricultor familiar, tendo acesso aos programas do Governo Federal. “Eles estão prontos para fornecerem os produtos”, declarou Scheid.

 

O capitão Anderson Meira explicou que após a conclusão do processo de compras, os produtores começam a fazer as entregas, que são semanal ou quinzenal.  Cada agricultor pode vender até 20 mil reais.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS