OPINIÃO - Os poderosos "sem calçadas"e o prefeito temporão - Por Paulo Andreoli

OPINIÃO - Os poderosos "sem calçadas"e o prefeito temporão - Por Paulo Andreoli

OPINIÃO - Os poderosos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Estou acompanhando esta nova investida da Prefeitura Municipal de Porto Velho no combate a interdição das calçadas da capital rondoniense. No alvo dos servidores públicos, que recebem ordens diretas e expressas do prefeito em exercício Emerson Castro (PMDB), estão os comerciantes que há cerca de 20 anos ocupam uma lateral da rua Euclides da Cunha, no terminal rodoviário urbano. ( LEIA AQUI)
Não vou entrar no mérito da legalidade da ação municipal. Seria até louvável se o caso não fosse tratado com dois pesos e duas medidas. Dureza da lei para os mais fracos, omissão criminosa para os “grandes”.
Porto Velho que já completa oito anos de administração do “empresário caçambeiro” Roberto Sobrinho é uma cidade suja, esburacada e agora na época das "águas", completamente enlameada. Assusta turistas incautos. Envergonha cicerones familiares.
A cidade padece de falta de urbanismo. Ruas são asfaltadas, inauguradas e propagandeadas e nada de sarjeta, calçada e meio fio. Muito menos se tem notícia de alguma ação fiscalizadora do MPE.
Além do emporcalhado  aspecto visual, leva trabalhadores a trafegar em meio a via. Para piorar, no caso da engenharia de pavimentação, um descalabro, já que ao não colocarem a sarjeta, meio fio e calçada, não “selam” a capa asfaltica da força das águas pluviais. Resultado, poucos meses depois já está tudo esburacado. Um claro exemplo deste tipo de serviço porco está na rua Tenreiro Aranha no bairro Areal, na junção entre a Rua Goias e Princesa Isabel. Um verdadeiro lixo da pavimentação urbana nacional. E a esculachada "duplicação" da avenida Rio Madeira. Exemplo claro de como estão asfaltando a capital. De qualquer jeito, sem qualidade e confiantes na omissão dos órgãos fiscalizadores. Bem diferente da vizinha de Rio Branco, capital do Acre.
Mas o assunto é calçada e com grande parte da cidade sem as “ditas cujas”, vou fazer aqui um desafio a Emerson Castro e seus “abelhas”.
 Vocês têm coragem de notificar o Comando Geral da Policia Militar de Rondônia para construírem uma calçada na frente ao quartel recém reformado com dinheiro das Usinas? Ali, desde que foi construído o portentoso prédio público, nunca houve calçada. Já foi alvo de reportagem  do Rondoniaovivo ( Leia aqui).
Tem coragem de dar uma canetada no 5º BEC – Batalhão de Engenharia e Construção, onde em toda a extensão lateral do quartel, pedestres dividem a rua com veículos na Rua Prudente de Morais ( Veja  aqui).
Vamos mais para o centro. Manda um dos seus “abelhas” canetar os padres dirigentes do Colégio Dom Bosco, onde na lateral do colégio particular, na rua Tenreiro Aranha logo após um portão, um matagal aliado a falta de calçada manda pedestres para o meio da rua. Vai lá...
Não vou perder tempo discorrendo sobre comerciantes que utilizam a calçada para vender bebidas e tira-gostos na avenida Pinheiro Machado, na conhecida Calçada da Fama. Ali você conhece bem...
Fica assim então,  nobre prefeito temporão, antes de querer tirar os mais simples da “calçada” das Euclides da Cunha, notifique os grandes e poderosos. Senão vai ficar parecendo que vossa excelência não gosta do povão e é mais um “filhinho de papai” de passagem pela política.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS