Para quem está desempregado o maior objetivo para 2022 é conseguir o tão sonhado emprego. E algumas atitudes como estar antenado nas vagas que surgem, correr atrás das oportunidades, ter um currículo com todas as informações requisitadas e se sair bem numa entrevista podem ser atrativos que podem aumentar a chance da conquista.
De acordo com Simone Jaime, psicóloga, assessora de carreira e professora nas pós-graduações de gestão de pessoas e psicologia no IPOG, alguns passos são fundamentais para conseguir um trabalho neste ano. E um ponto que não pode ser ignorado é o autoconhecimento.
“Se a pessoa conhece seu perfil. Suas principais competências técnicas e comportamentais, conhecidas como soft skills e hard skills tem maiores condições de conseguir um emprego que está coerente com as aptidões dela e assim trabalhar de forma mais produtiva e mais feliz”, declara.
Além do autoconhecimento, para conseguir um trabalho em 2022 é importante estar atento às redes sociais. Hoje se divulga muitas vagas em plataformas, como por exemplo o linkedin, site da empresa e plataformas de vagas.
Se a pessoa que está buscando emprego tiver uma expectativa de mandar currículo por e-mail e ficar esperando receber respostas, provavelmente esse não é o perfil de quem consegue uma chance. O perfil que conquista uma vaga é o que está sempre atrás das oportunidades.
E procura estar disponível em redes como linkedin, considerado o novo currículo. Então é bom se empenhar para estar sempre com perfil completo. Já que muitos recrutadores buscam talentos por essa rede social.
Eis que surgiu uma vaga, o que fazer? Vai ser necessário avaliar os pré-requisitos desta vaga com atenção para ver se realmente é o perfil que está querendo se candidatar. E só assim, mandar o currículo.
Para a psicóloga organizacional e pós-graduanda pelo IPOG em avaliação psicológica Ana Paula Viana, um bom currículo é algo que não se pode deixar de lado para quem pensa em conseguir um emprego.
“Primeiramente um currículo bem elaborado, que conste principalmente o tempo de permanência em cada experiência é muito importante. É muito comum recebermos currículo sem tempo de experiência”. Afirma. Se o currículo é porta de entrada para ser convocado numa entrevista, como prepará-lo para aumentar as chances? Aqui vai algumas dicas:
● O currículo deve ser bem preenchido com as informações básicas, como dados pessoais completos, sem número de documentos. Não se coloca número de documento no currículo. Não precisa de foto também.
● Objetivo claro, que é o nome da vaga que se está candidatando. Não existe objetivo genérico como: trabalhar nessa conceituada empresa.
● Vida acadêmica, com toda formação que a pessoa fez e experiências profissionais - da mais recente para a mais antiga.
● Experiências profissionais, informar o cargo ocupado, as atividades desempenhadas e o período de trabalho com mês e ano.
Um currículo deve ter no máximo 2 páginas. Não deixe informações faltando. E o mais importante: Ser verdadeiro e escrever somente aquilo que puder comprovar.
Simone orienta que depois de se candidatar a uma vaga, é admirável ter iniciativa e entrar em contato com o recrutador para confirmar se ele recebeu o currículo.
“Estabelecer um bom relacionamento com o recrutador pode ser um ótimo começo. Pode ser através do linkedin ou pelo contato da empresa que divulgou a vaga. Ligar ou mandar mensagem reforçando o interesse aumenta a probabilidade maior de ser chamado para uma entrevista”.
Fez todos os passos sugeridos e foi chamado para uma entrevista. E agora? Para Ana Paula é Fundamental comparecer na entrevista de acordo com data e horário agendado pelo recrutador, “ainda é comum candidatos faltarem e não justificarem ou ainda, pedirem para ajustar data e horário de entrevista de acordo com disponibilidade do candidato”. E isso pode contar pontos a favor ou contra quem deseja um emprego.
Os maiores erros durante uma entrevista é omitir alguma informação ou mentir sobre algo relevante. Nesse caso, a pessoa acaba tendo um comportamento que pode ser desagradável e o recrutador percebendo isso, nem sempre poderá dar uma nova oportunidade para que se corrija a falha.
Também a ansiedade em não controlar a insegurança, e por excesso de cautela não ser espontâneo. Outro erro comum é consumir conteúdos de como se preparar para uma entrevista e decorar o que tem que ser dito a ponto de fazer o processo ficar muito mecânico. Além de deixar de falar das suas principais habilidades e intenções na empresa
Durante a entrevista o que é mais observado pelos recrutadores são os requisitos da vaga. é importante que ele se prepare sabendo o que aquela oportunidade espera dele, quais as competências técnicas e comportamentais que ele possui para ressaltar no momento da entrevista.
Demonstrar ter vontade de aprender é um ponto de admiração para os recrutadores, um bom relacionamento, trabalho em equipe. O objetivo do recrutador é perceber a compatibilidade da pessoa com aquela vaga. Por isso é tão importante fazer uma análise desses pré-requisitos para se candidatar a uma vaga.
Quanto mais espontâneo melhor. Quanto mais sincero, mais honesto, maior vai ser o vínculo com o recrutador, que poderá encontrar algo que realmente esteja de acordo com o perfil.
Para a assessora de carreira, um destaque que pode fazer a diferença é o brilho nos olhos. “Pois demonstra o quanto ele realmente quer e o quanto isso é verdadeiro. Por isso é importante demonstrar o quanto o candidato quer a vaga e gosta de trabalhar naquela atividade”. Relata Simone.
IPOG - Instituto de Pós Graduação
Visite a sede na Av. Rio Madeira, 2759, Embratel, Porto Velho - RO ou
www.ipog.edu.br
Envie um e-mail para portovelho@ipog.edu.br