Hora de definições, por Valdemir Caldas

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No momento em que se aproximam as eleições para presidente da República, governador, deputados federal e estadual, longe de o eleitor rondoniense deixar-se entusiasmar pelas promessas melodiosas e os discursos fáceis, proferidos por hipócritas, travestidos de cidadãos honestos.

Na atual quadra difícil da vida nacional, cabe ao eleitor recolher-se, desde agora, ao interior da própria consciência para analisar com seriedade, critério, discernimento e honestidade a sua preferência política.

É preciso compreender que, para se alcançar o futuro, não existem atalhos. Caso contrário, continuaremos a assistir as mesmas cenas de corrupção que mancham a imagem do nosso país e nos colocam no pódio das nações mais corruptas.

No cenário estadual, as articulações de bastidores em torno das pré-candidaturas à sucessão do governador Confúcio Moura se desenvolvem em ritmo frenético, apesar de alguns possíveis concorrentes evitarem falar de seus nomes abertamente, até para não ferir aliados nem comprometer futuras alianças.

A cúpula do PMDB indicou o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Maurão de Carvalho, como pré-candidato. O senador Valdir Raupp, segundo Tomas Correa, tentará a reeleição, o que não será tarefa fácil, por motivos óbvios.

Modestamente, acho que a melhor coisa que o senador deveria fazer era recolher-se ao merecido ócio, pois, como disse o próprio Tomás, ele já “prestou relevantes serviços ao Estado”. Está na hora, portanto, de abrir espaço para novas correntes políticas.

E o governador Confúcio, vai bater chapa com Valdir Raupp, seu colega de partido, ou disputará uma vaga à Câmara Federal? Por enquanto, Confúcio continua quieto. Na hora certa, ele dará o bote.

Aos poucos, as correntes políticas vão-se agrupando, deixando o cenário bem mais claro para o eleitor. Já temos o senador Acir Gurgacz, como forte candidato pelo PDT. Agora, o PMDB fechou com o deputado Maurão de Carvalho.

Na briga para o senado, aparecem Jesualdo Pires, o ex-senador Expedito Junior e o jovem deputado estadual Léo Moraes. O competente vereador Aleks Palitot vem sendo estimulado a entrar no páreo. Eu acrescentaria na lista de possíveis concorrentes o pastor Aluízio Vidal. O problema é que só há duas vagas.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS