OPINIÃO DE PRIMEIRA – Sério Pires

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 HERMANOS VÃO ÀS URNAS E PODEM ENTRAR NUMA GUERRA CIVIL

 Como destruir um país potente  e um longo caminho aberto à prosperidade? Fácil. Basta eleger um demagogo para a Presidência, que com discursos dramáticos , malandragem e força, coloque a oposição a seus pés. Depois, quando o líder morrer, colocar no lugar dele um descerebrado, sem preparação política, sem carisma, um (mau) aprendiz de ditador. Pronto, a receita está feita! É assim a Venezuela, que neste domingo terá eleições parlamentares e onde o ditador de plantão, Nicolás Maduro, promete ganhar “de qualquer jeito”. À frente de um país que está se esfacelando, onde o salário médio de 960 bolívares é uma brincadeira, ante uma inflação anual que beira os 200 por cento; com a falta de produtos básicos, incluindo-se aí vários itens da alimentação e até o fundamental papel higiênico; onde um quilo de carne pode chegar a perto de 1 mil reais; Maduro avisa que parte para a guerrilha, se cair do poder. Mesmo que perca a eleição deste domingo, ele ainda poderá usar o atual Congresso, que lhe beija os pés (tem 100 das 167 cadeiras), para conseguir mais superpoderes e massacrar a crescente oposição, Com seu país se afogando em sangue pela criminalidade descontrolada e por crimes políticos (um dos seus principais opositores foi assassinado dias atrás), Maduro quer ser um novo Chávez, mas sem qualquer ternura. É só um ditadorzinho, do tempo das Repúblicas das Bananas, quando a direita mandava. A diferença agora é quem comanda é a esquerda.

 Neste domingo tem eleição. Nossos vizinhos estão a um passo de uma guerra civil, divididos pela ignorância ideológica e pelo que ela representante. A Argentina e o Paraguai já viraram essa triste página. O Brasil está no mesmo caminho, felizmente. Até quando a América Latina ainda ficará nas mãos de incompetentes e ideólogos do atraso?

O COMÉRCIO NA SIC TV

 Rondônia vai comprar menos neste Natal, mas, mesmo assim,  as vendas do comércio daqui tendem a serem melhores do que outras regiões do país, porque nossa economia ainda está bem melhor do que a de outras regiões. Os salários dos servidores estão em dia e isso ajuda muito. Mas há muitas dificuldades a superar. O presidente da CDL, Edson Gazoni, fala sobre tudo isso e sobre as promoções nos centros comerciais da Capital, neste final de ano. A entrevista exclusiva vai ao ar neste sábado, 13h20, para todas as emissoras afiliadas à SICTV/Record. A apresentação é de Sérgio Pires.

 O DNIT É UMA PIADA!

O senador Valdir Raupp pediu de novo, ao diretor geral di Dnit, Valter Casemiro, a conclusão dos viadutos de Porto Velho  O senador disse que a população já na suporta mais as justificativas dadas pelo próprio Dnit, sempre transferindo a conclusão das obras. O que Raupp não disse, mas deveria dizer, é que o DNIT e seus viadutos (principalmente aqueles esqueletos, que levam do nada a lugar nenhum), se tornaram motivo de piadas na Capital e em todo o Estado. Uma sugestão para uma piadinha no próximo encontro do senador com o comando do órgão. Ele poderia contar: ”olha, lá em Porto Velho, caloteiro diz que só pagará suas dívidas quando os viadutos estiverem prontos!”...

PERDENDO DE GOLEADA

Declarou-se a guerra: pelas redes sociais, uma ampla maioria de pessoas que quer o impeachment da presidente Dilma, posta todas as opiniões, ofensas, ataques, desejos e até frases e fotos de mau gosto. De outro lado, a minoria de defensores dela, ligada principalmente ao PT, tenta responder, ora com palavras menos duras, ora com contra ataques no mesmo tempo das baixarias, pedindo que Dilma fique. Não é só em Rondônia que isso está acontecendo, mas em todo o país. Como a maioria de petistas sumiu do mapa, ao menos nas redes sociais, ao antiDilma estão ganhando de goleada. Será que os governistas irão reagir e equilibrar o jogo?

PRESOS DE NOVO!

Três presos foram presos! Isso mesmo. Presidiários cumprindo pena, foram buscados em suas celas, nesta semana, no Urso Branco, para responderem por mais um crime: tráfico de drogas dentro da cadeia. O trio tinha duas dezenas de porções de cocaína e várias de maconha. Daria para “abastecer” um grande número de clientes, que compram a droga  que entra livremente na cadeia. Os três criaram uma espécie de mercadinho dentro do Urso Branco e no setor do Regime Disciplçinar Diferenciado faturavam alto com tanta droga. Como será que ela entra assim, tão fácil, naquele e em todos os presídios?

PAÍS DIFERENTE

Só no Brasil mesmo! É um país estranho e diferente do normal. Por exemplo: só por aqui, nessa terra onde o normal é ser anormal, a abertura de um processo de impeachment contra quem ocupa a Presidência da República acaba com recordes de melhoria nos índices da economia.  A Bolsa de Valores subiu de forma surpreendente. O dólar, que está lá em cima, caiu significativamente.  O empresariado comemorou efusivamente.  Isso deixa claro o quanto o país está desgastado sob o atual governo, que recém completou um ano no segundo mandato.

PERGUNTINHA

Com tanta gente sendo denunciada e presa também na CBF, vai sobrar algum cartola para organizar os campeonatos de futebol no país, no ano que vem?

Leia o Blog:   www.opiniaodeprimeira.com.br

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS