DE RONDÔNIA: Na região do Baixo Madeira, estudantes estão há anos sem ir à escola

DE RONDÔNIA: Na região do Baixo Madeira, estudantes estão há anos sem ir à escola

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

‘Busque respeito e não atenção. O primeiro dura mais’
 
Meritocracia?
 
Pais de alunos das comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira estão desesperados e denunciando as péssimas condições a que estão expostos as crianças e os adolescentes da região. Eles contam que por falta de uma lancha para fazer o transporte desses estudantes, muitos já estão há quatro anos sem aulas. O medo é que muitos desses jovens acabem indo para as drogas e prostituição, já que é uma área de garimpo. As famílias pedem aos poderes públicos que olhem pela juventude local o quanto antes. Fico pensando que diante desse cenário de desigualdade no país, ainda existam pessoas que se deixam levar pelo discurso da ‘meritocracia’. Leitor, me responda, como um jovem que está há tanto tempo sem aula, pode concorrer com um jovem da cidade, criado com todo conforto, à uma vaga na universidade ou de emprego? Triste e lamentável essa situação!
 
 
 
Sufoco
 
Uma nova crise no setor leiteiro de Rondônia começa a se formar e rápido. Produtores reclamam que os custos de produção aumentaram, mas os preços do produto estão caindo. Em contato com a coluna afirmaram que, pelo segundo ano consecutivo, os preços baixaram no mês de agosto. Nesse ano, os preços caíram novamente em cerca de R$ 0,30 a R$ 0,40. Eles estão preocupados, pois, os preços locais do produtor para os laticínios não seguem a média Cepea que serve de base para mercado nacional do setor. Assim, os preços praticados aqui, são fora da realidade dos gastos de produção da cadeia leiteira local. Ou seja, já estão pagando para produzir. Isso já tem feito muitos abandonarem a atividade em Rondônia. Algo precisa ser feito com urgência!
 
 
 
É hoje!
 
A Feira do Estudante Rondônia Internacional 2022, começa nesta terça-feira (20), no IG Shopping – Zona Leste, na capital. O evento vai permitir que jovens e comunidade em geral, possam entrar em contato com instituições de ensino, faculdades, escolas de idiomas, cursos profissionalizantes, palestras com temáticas sobre o mercado de trabalho, recolocação de emprego, realizar testes vocacionais e muito mais. A feira tem a organização da Interfrazão e as inscrições são gratuitas pelo link https://www.sympla.com.br/feira-do-estudante-rondonia-internacional-2022---4-edicao__1702973 
 
 
Abandono
 
Mais um exemplo de imóvel abandonado no centro de Porto Velho chega para a coluna. Dessa vez, trata-se de um ponto comercial que fica na esquina das avenidas Calama e Abunã, no bairro Olaria. O local já foi totalmente depredado e serve de abrigo para marginas e drogados. Essa situação, tem preocupado os moradores da região que temem roubos e assaltos. A população pede ação do Poder Público contra essa situação!
 
 
Jaci-Paraná
 
A região do distrito de Jaci-Paraná tem tudo para se transformar em um importante polo turístico de nossa capital. Vontade para isso é o que não falta aos moradores! Um exemplo, foi a tradicional cavalgada realizada no último sábado(17). A presença maciça de comitivas, cavaleiros, troles e charretes foi um espetáculo à parte, que garantiu o sucesso do evento que teve recorde de participantes. Merece ser fortalecido a cada ano!
 
 
 
Armas
 
Uma tragédia causada por arma de fogo ocorreu no último final de semana, em Nova Mamoré, dentro de um estande de tiros. No local, um instrutor matou à queima roupa um dos alunos do local. Tragédias como essa, servem para a sociedade refletir até que ponto armas são uma solução para os problemas nossos de cada dia. Até então, nenhum dos dois era assassino. Agora temos de um lado uma família que chora a perda e de um outro, um homem que luta para provar que matou por legítima defesa. No meio dessa situação fica a pergunta: armas são o  melhor caminho para a sociedade brasileira que já tem uma das maiores taxas de homicídios do mundo?
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS