“Não devemos escolher adversários”, diz Confúcio

“Não devemos escolher adversários”, diz Confúcio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para governador, chegada de Jaqueline Cassol na disputa sucessória "deve ser respeitada"

 

Virada

O grupo do senador Ivo Cassol decidiu lançar nesta sexta-feira a empresária Jaqueline Cassol, irmã do senador. A idéia inicial seria uma “disputa interna” entre Maurão de Carvalho, que já vinha consolidando espaço dentro do grupo para ser o cabeça de chapa, mas de fato a idéia é convencer o deputado a ser vice da empresária. Emissários de Cassol estão com essa dífícil missão. E complicada, porque Maurão já está com o “bloco na rua”, enquanto Jaqueline apareceu de surpresa.

O resultado

Dessa manobra, pode ser desastrosa. Se tivermos na mesma disputa Jaqueline, Expedito, Padre Ton e Confúcio, corre um sério risco de Confúcio levar a melhor. Isso porque Jaqueline disputa o mesmo público de Expedito, que não é o mesmo de Maurão. Se o PT resolver se juntar ao PMDB, o que pode vir a acontecer, aumentam as chances do governador. O próximo movimento do tabuleiro é do PMDB, que ainda não definiu o vice de Confúcio, que pode ser do PDT ou PSB.

Resta saber ainda

Se Jaqueline consegue agregar os votos de seu irmão. A rejeição é natural, vem no pacote. Angariar a simpatia vai ser um pouco mais complicado. Porém, em uma época em que se discute a ampliação da participação da mulher na vida pública, ela leva vantagem.

Ao senado

O grupo liderado pelo senador Ivo Cassol também deve lançar como candidato ao Senado o deputado federal Carlos Magno, tendo como suplente Ivone Cassol, esposa de Ivo.

Repercussão

Para o ex-senador Expedito Júnior, pré-candidato ao governo pelo PSDB, o  lançamento da candidatura de Jaqueline “não altera em nada o processo eleitoral”. Segundo o ex-senador, “é mais uma opção para os eleitores de Rondônia”. Já o governador Confúcio Moura, que está em Ji-Paraná declarou que “é muito prematuro opinar quando se trata apenas de uma pré-candidatura. No entanto, em se tratando de uma disputa tão importante como esta, para o Governo de Rondônia, não devemos escolher adversários e sim respeitar todos que se apresentem”.

Para Padre Ton

Que deve oficializar sua pré-candidatura no próximo dia 17 em Porto Velho, com a presença do presidente nacional da legenda, Rui Falcão, “essa candidatura até anima a disputa. Oxalá que seja para ficar, porque já vimos tantas outras anunciadas que não deram em nada”. O deputado disse ainda que a partir do dia 17 sua pré-candidatura passa a outro nível, “estamos conversando com vários partidos e devemos definir um vice. O ideal seria a esposa do senador Ivo Cassol, mas sabemos que isso está longe. De qualquer forma, temos reuniões marcadas com o DEM, com o senador Ivo Cassol e Valdir Raupp”.

Quem andou

Se oferecendo para compor com o PT de Padre Ton foi o PV, do deputado estadual Luizinho Goebel, que ofereceu a vereadora de Vilhena, Eliane Back para ser vice de Ton. Junto com o PV, Luizinho ofereceu o PRÓS para compor a aliança.

Aliás

O deputado Maurão de Carvalho, por sua vez, anunciou na manhã desta sexta-feira que, de fato, é pré-candidato pelo PP ao governo. E como partidos aliados ele cita o PV, o PROS, além do PPS, PRP, PTN, DEM, PTB e do PSC. “Estou percorrendo o Estado, discutindo com as lideranças a construção de nossa pré-candidatura. É um momento de aproximação com os partidos e também de mostrarmos a nossa disposição e o nosso empenho em buscar consolidar o nosso projeto”, disse Maurão.

Suplência

Com o afastamento de Adriano Boiadeiro, assumiu o cargo César Licório, que era filiado ao PRP, partido de Boiadeiro e terceiro na suplência (Boiadeiro é suplente de Lourival Amorim, eleito prefeito de Ariquemes). Porém Licório se desfiliou do PRP e ingressou no PSL, cometendo infidelidade partidária e já existe entendimento sobre o mandato, que pertence ao partido e não ao candidato.

Pois bem

Na noite da última quarta-feira, a quarta suplente, Carmem Gon (Carmivalda Gonçalves dos Santos) conseguiu, através de seus advogados Manoel Veríssimo e Demétrio Justo, liminar lhe garantindo a posse imediata, no lugar de César Licório. Mas ele não saiu por “infidelidade partidária”, até porque o partido para qual migrou, o PSL, integrava a coligação que conquistou a cadeira, composto pelo PSL/PHS/PMN/PRP. Ele saiu porque a vaga pertence, de fato, ao partido (PRP). Foi graças a esse argumento adotado pelos advogados que Carmem Gon, que permanece filiada ao PRP, conseguiu manter a ordem sucessória.

Em Brasília

O Superior Tribunal de Justiça negou a reconsideração do pedido de prisão e o ex-deputado Valter Araújo continua preso. O pedido de reconsideração foi apresentado à ministra Maria Thereza de Assis Moura como principais argumentos a demora na análise de Habeas Corpus no STJ e carência de fundamentação para as preventivas. Segundo a defesa, Valter Araújo está preso há mais de 210 dias e estaria sofrendo abusos. Ao negar o pedido de liminar a ministra considerou que o caso deve ser detalhadamente analisado pela Turma no STJ, uma vez que a pretensão liminar se confunde com o objeto final da demanda, ou seja, a soltura do acusado.

Aproveita

O sabadão e dá uma passada na LF Imports para fazer um test-drive na nova Pajero Dakar 2014. De longe a melhor em seu segmento. Em Porto Velho e LF Imports está funcionando provisóriamente na Jorge Teixeira, esquina com Calama. Mas tem LF em Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.

Fale conosco

Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Para fazer parte de nossos grupos no whatsapp envie um whats para 9248-8911 com a seguinte informação: nome+sobrenome+NOTÍCIAS (apenas para receber informações); Caso queira participar de debates e interagir com os demais membros envie nome+sobrenome+DEBATES; Não incluímos ninguém por indicação, a própria pessoa deve enviar o pedido. Notícias são enviadas até às 22 horas, a partir desse horário só se for algo de grande relevância. Também estamos com grupos no aplicativo Telegram. Para mais informações clique AQUI.

Homens irritados estão três vezes mais propensos à morte prematura

Um estudo publicado hoje na revista científica “Journal of Epidemiology and Community Health”, relacionou aspectos do comportamento humano à morte prematura. Realizado por pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, o trabalho estabelece que homens que estão frequentemente irritados – e que costumam participar de discussões com frequência – são mais propensos a morrer durante a meia idade. O estudo aponta que os indivíduos que sofrem regularmente de estresse em suas relações com os seus parceiros, filhos, família, amigos ou vizinhos, estão de duas a três vezes mais aptos à morrer prematuramente. Ainda segundo a pesquisa, homens sofrem grandes riscos pois são afetados de forma mais significativa, já que tendem a não dividir seus problemas e contam com “redes de apoio” mais fracas do que as mulheres. Os pesquisadores analisaram a ligação entre as principais preocupações e causas de irritação e a mortalidade. A idade de uma pessoa, gênero, condições de vida e situação de emprego também foram levados em conta. Verificou-se que as pessoas que relataram preocupações com demandas de algum parceiro tiveram um aumento do risco de mortalidade de 50 a 100%, enquanto aquelas que experimentaram conflitos regulares dentro de qualquer tipo de relação obtiveram um aumento das chances de morte de duas a três vezes.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS