NOSTALGIA: Expresso Turístico faz viagem no tempo em São Paulo

Nas poltronas dos vagões que datam das décadas de 1950 e 1960, o passageiro segue viagem contemplado com uma trilha de músicas clássicas ressoando ao fundo do veículo

NOSTALGIA:  Expresso Turístico faz viagem no tempo em São Paulo

Foto: Divulgação

 

A locomotiva buzina pela segunda vez. O trem parte da plataforma na Estação da Luz, no Centro da cidade de São Paulo, com destino à Paranapiacaba.
 
Nas poltronas dos vagões que datam das décadas de 1950 e 1960, o passageiro segue viagem contemplado com uma trilha de músicas clássicas ressoando ao fundo do veículo. A narração reproduzida pelas caixas de som dos vagões traz ao viajante algumas curiosidades sobre os pontos turísticos que se apresentam pelo trajeto da excursão.
 
Assim pode ser contextualizado o passeio do Expresso Turístico ofertado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que, a partir deste mês de novembro de 2022, passa a vender ingressos online para os turistas, com a ampliação da frota por meio de vagões devidamente restaurados.
 
 
 
Em tour especial da Estação da Luz até Paranapiacaba, promovido pela Companhia de Trens, o chefe do Departamento de Novos Negócios da CPTM, Luiz Otávio Libério, ressaltou a melhoraria na ampliação da prestação do serviço do Expresso Turístico. “Queríamos realmente ter um serviço melhor. Criar algo relevante dentro do serviço turístico. Então, colocar mais carros, aumentar a oferta é importante”, comentou Luiz.
 
“Mesmo com a venda presencial em dinheiro apenas na Luz, nós tínhamos uma demanda alta. Agora, com a venda online, vai crescer muito. Então, teremos muitas pessoas podendo comprar e com mais ofertas de assentos”, completou.
 
Segundo o chefe do Departamento de Novos Negócios, era uma meta da CPTM revitalizar novos carros para poder atender à demanda da população. Na ocasião, foi apresentado novo veículo, incorporado ao Expresso Turístico, totalmente reformado, com a troca de poltronas, pintura, polimento e a reformulação de toda a comunicação visual do veículo.
 
 
 
 
O carro ‘Litorina’, que completa a frota turística da empresa, também foi apresentado ao público.
 
O veículo possui um design moderno, com 44 assentos, conta com ar- condicionado e uma área exclusiva para reuniões. Esse espaço é denominado como a “classe luxo” da linha. E o vagão tem a possibilidade de prestar um serviço de bordo, já que dispõe de uma pequena cozinha nos fundos. Aos passageiros que optarem por este serviço, a companhia reforça que o valor dos tickets será diferenciado.
 
Atualmente, o Expresso Turístico tem uma composição de três vagões comuns, mais o Litorina e a locomotiva. Um outro vagão, que está sendo restaurado, deve ser apresentado até o mês de dezembro de 2022. A composição, então, será composta pela locomotiva, o Litorina e mais quatro carros de passageiros.
 
 
 
Bilheteria, roteiros e datas
 
Com as inovações da Companhia, a venda de ingressos na Estação da Luz será descontinuada. A comercialização de ingressos passará a ser feita exclusivamente de forma online (pelo site e aplicativos de celulares) com a parceria da empresa Sympla.
 
A previsão da CPTM é poder divulgar as datas dos passeios a cada 15 dias. Antigamente, isso era feito a cada 60 dias. A mudança vem para caracterizar a demanda de forma correta e atender a população, a demanda dos turistas.
 
 
 
Os roteiros são ofertados sempre aos sábados, domingos e feriados para três destinos específicos: Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes, com partidas a partir da Estação da Luz, sempre saindo no mesmo horário, às 8h30, com retorno a partir das 16h30.
 
Como mencionou Luiz Otávio, existem propostas de expansão do Expresso Turístico para outros roteiros, como Guararema, Sabaúna e Vale do Paraíba, mas são projetos, possibilidades que dependem de estudos para implementação.
 
Uma história de vida na CPTM
 
Elias Pereira da Silva é agente de Segurança Operacional e trabalha há 33 anos na CPTM. O profissional contou ao Diário do Turismo o percurso de sua família dentro da história da Companhia de Trens.
 
 
 
Há 85 anos na ferrovia, seus familiares foram um total de 27 pessoas a integrarem o corpo de trabalhadores da empresa. Atualmente, nove destes ainda estão na ativa dentro da Companhia.
 
“Eu sou suspeito para falar de ferrovia e agora estou me aposentando. Tenho imenso prazer, orgulho, que esse projeto do trem turístico continue, porque é muito importante para nós, ferroviários, resgatarmos a nossa história, nossa origem. São Paulo é o que é, hoje, graças à ferrovia. E esse trem tem o potencial turístico de resgatar não só a história de São Paulo, mas a da sociedade ferroviária, da Revolução Industrial, da história do café”, afirmou Silva, bastante emocionado ao falar de sua trajetória pelos trilhos da ferrovia.
 
 
 
Paranapiacaba: Um retorno ao passado
 
Paranapiacaba tem origem do termo em tupi que significa lugar de onde se vê o mar.
 
Por concessão, um grupo inglês, que se instalou no local, explorou o sistema ferroviário na Serra do Mar. Localizada a cerca de 30 km do centro de Santo André, no Alto da Serra, a Vila foi construída pela São Paulo Railway para abrigar seus funcionários durante a concessão da estrada de ferro Santos/Jundiaí, iniciada em 1860.
 
O pequeno vilarejo instalado no local é rodeado por Mata Atlântica e preserva um grande acervo histórico-cultural, arquitetônico, industrial, tecnológico e ambiental. É tombado como patrimônio da humanidade pelos conselhos federal, estadual e municipal de Cultura.
 
Entre as atrações de Paranapiacaba, o visitante conta com o Museu Ferroviário; o Pátio Ferroviário; o Castelinho de Paranapiacaba; a Igreja Bom Jesus; a Torre do Relógio; o Parque Natural Municipal Nascentes, além da possibilidade de agendar trilhas e visitar as cachoeiras da região.
 
 
 
Serviço:
 
EXPRESSO TURÍSTICO
 
Ingressos: de R$ 25 (idoso) a R$ 50 (1 passageiro).
 
Importante verificar valores no site, que variam de acordo com a quantidade de pessoas.
 
Horários: saídas da Estação da Luz, sempre às 8h30, com retorno às 16h30. As datas alternam para cada roteiro. 
Direito ao esquecimento

Qual você acha que será o resultado do jogo entre Brasil e Suíça nesta segunda-feira (28)?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS