A Coreia do Norte é um dos países mais isolados e rígidos do globo terrestre. O país é tão misterioso que ninguém está autorizado a ver o que, realmente, acontece dentro das fronteiras. Mesmo assim, algumas notícias sobre o que o país está fazendo, e a que passo estão as coisas, são obtidas. Como no caso dessas imagens de satélite que mostram o progresso na montagem do primeiro avião espião da Coreia do Norte.
Conforme as imagens do satélite Pleiades Neo da Airbus, datadas de 3 de março, e analisadas pelo site 38 North, a montagem da primeira aeronave de alerta antecipado e controle aéreo (AWACS), baseada na plataforma Il-76, está avançando.
Segundo o que foi visto nos registros, um Il-76 modificado está equipado com um sistema de radar. Esse radar tem marcas parecidas com as vistas nos aviões AWACS da Força Aérea Chinesa. Eles usam antenas de matriz, em fase projetada, para monitorar o espaço aéreo com campo de visão de 120º.
Primeiro avião espião da Coreia do Norte
Mesmo isso aparecendo nas imagens do primeiro avião espião da Coreia do Norte, não é claro se o sistema de radar foi comparado ao da China. Por conta disso questões de colaborações tecnológicas, também, são levantadas.
O avanço no primeiro avião espião da Coreia do Norte começou em novembro de 2023, época que começaram aparecer os primeiros indícios de trabalho na aeronave. As imagens de satélite capturaram o Il-76 no Aeroporto de Sunan, em uma área restrita, junto de mais equipamentos não identificados.
As modificações se confirmaram em outubro de 2024, com as fotos tiradas em nível do solo. Por mais que o Il-76 não seja parte da Força Aérea da Coreia do Norte, é uma das três aeronaves desse tipo operadas pela Air Koryo.
Saber como anda o progresso na montagem do primeiro avião espião da Coreia do Norte, é importante porque tal aeronave aumenta o poder do país em monitorar o espaço aéreo, principalmente, com relação a tensões de segurança.