PRIMEIRO SEMESTRE: Voos transportaram quase 22 milhões de passageiros a menos

O que ilustra os impactos da pandemia de Covid-19 no setor

PRIMEIRO SEMESTRE: Voos transportaram quase 22 milhões de passageiros a menos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

MERCADO E EVENTOS - A aviação comercial brasileira fechou o primeiro semestre de 2020 com uma queda acumulada de 45,7% na demanda de passageiros e de 44,1% na oferta, o que ilustra os impactos da pandemia de Covid-19 no setor. Ao todo foram transportados 23,7 milhões de passageiros na primeira metade do ano. No mesmo período do ano passado, o País tinha somado 45,5 milhões de passageiros, 21,8 milhões a mais que o registrado entre janeiro e junho de 2020.
 
Os índices são os piores dos últimos 20 anos, de acordo com a base de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Somente em junho, foi registrada uma queda de 85% na demanda e 83,6% na oferta, em comparação com junho de 2019. Apesar de retração considerável na comparação anual, os números mostram uma melhora na comparação com maio quando houve queda de 91% na demanda e 83,6% na oferta, e abril (-93,1% e -91,4%).
 
Dados junho Anac
 
Mercado internacional
 
Além da diminuição da oferta de voos, mencionada como impacto nos dados domésticos, o fechamento de algumas fronteiras também foi fator determinante nos dados do setor, sendo este especificamente no escopo do mercado internacional. Em junho, a demanda internacional caiu 95,4% e a oferta 89,3%, comparando-se com junho de 2019. Maio e abril também apresentaram dados de queda brusca, acima de 90% em relação ao ano passado. No ano, a queda na demanda internacional já soma 54,6%.
 
Market share
 
Pelo segundo mês consecutivo, a Azul liderou o market share doméstico, com uma participação de 39%, seguida por Gol (37%) e Latam (23,9%). Na liderança, a Azul foi a que registrou as menores reduções de demanda e oferta na comparação com junho de 2019 (-76,9% e -75%, respectivamente). A Gol reduziu 86,1% na demanda e 85,3% na oferta, enquanto a Latam reduziu 89,5% na demanda e 87,7% na oferta.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS