Galerias, museus, feiras e novos restaurantes reforçam a vocação da cidade para a gastronomia e as artes
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Conhecida por abrigar boas soluções de planejamento urbano, a capital paranaense tem chamado a atenção dos turistas por sua cena cultural. Galerias, museus, feiras e novos restaurantes reforçam a vocação da cidade para a gastronomia e as artes.
Um exemplo disso será a abertura, em 18 de outubro, da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, a segunda maior do tipo no país. O evento, que comemora 25 anos, terá como sede principal o Museu Oscar Niemeyer -conhecido como museu do olho, por seu formato. Mas a mostra deve se espalhar por galerias e chegar até a terminais de ônibus.
Na rua São Francisco e no largo do Paço é possível ver trabalhos de artistas locais como Rimon Guimarães, Maciel e Felas. Uma imensa tulipa pintada pela artista suíça Mona Caron colore uma empena na praça de Bolso do Ciclista. A região, juntamente com o bairro do Batel, reúne atrações de arte e gastronomia, e é ideal para um passeio a pé.
Uma sugestão para começar o roteiro é a galeria Soma. Localizada no número 2.137 da rua Brigadeiro Franco, tem exibições de novos artistas regionais e se estabeleceu como um espaço de experimentações.
Saindo de lá, o turista pode seguir por nove minutos pela rua Comendador Araújo até a alameda Presidente Taunay. Lá fica o Lucca Café, o mais premiado da cidade e um ótimo local para uma parada.
Logo ao lado, a SIM Galeria ocupa uma casa de esquina com salas repletas de exibições temporárias de artistas contemporâneos nacionais e estrangeiros.
Paralela, a rua Coronel Dulcídio termina na praça da Espanha, onde há shows e restaurantes como o Fabiano Marcolini Alimentari, que faz pastas frescas, e o Officina Restô Bar, conhecido pelos drinques.
A 600 metros dali, na rua Saldanha Marinho 1.220, fica a galeria Ponto de Fuga, um espaço com curadoria de jovens paranaenses. À noite, no fundo da casa funciona o bar Ginger, escondido por uma cortina. O bar secreto tem senha para entrar, que pode ser pedida no Facebook e no Instagram.
No Largo da Ordem, onde aos domingos acontece uma feira de comida e artesanato, a Galeria Airez dedica-se a artistas fotográficos, de vídeo e novas mídias digitais. O espaço conta com mostras de novos nomes de todo o país, além de bate-papos.
* O repórter Felipe Mortara viajou a convite do Curitiba Convention & Visitors Bureau
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!