EMPATE TÉCNICO: Marcos Rogério e Adailton Fúria esquentam a disputa pelo governo

Sondagem foi realizada pelo IHPEC/Rondoniaovivo em 43 municípios mais populosos de Rondônia totalizando 2.200 eleitores entrevistados

EMPATE TÉCNICO: Marcos Rogério e Adailton Fúria esquentam a disputa pelo governo

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
29 pessoas reagiram a isso.
Em parceria com o Rondoniaovivo, o IHPEC – Instituto Haverroth de Política, Estatística e Comunicação – divulgou nesta sexta-feira (31) os resultados de uma ampla pesquisa realizada entre os dias 16 e 30 de outubro de 2025, nos 43 municípios mais populosos de Rondônia, com o objetivo de avaliar o cenário político do estado a um ano das eleições gerais de 2026.

Foram 2.200 eleitores entrevistados em amostragem sistemática e estratificada, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.
 
O levantamento avaliou o desempenho do governador, prefeitos e parlamentares, além de medir as intenções de voto para governador, senador, deputados federais e estaduais, e identificar os principais desafios enfrentados pela população em relação aos serviços públicos. A maior parte dos dados, entretanto, será utilizada internamente pelo IHPEC e não foi divulgada ao público.
 
 
Cenário para o Governo de Rondônia
 
A pesquisa testou dois cenários distintos para a disputa ao Governo do Estado, variando os nomes de Marcos Rogério e Fernando Máximo como cabeças de chapa.
 
 
Simulação 1 – Com Marcos Rogério no páreo, o senador aparece ligeiramente à frente de Adailton Fúria, com 30,9% contra 30,0% das intenções de voto.
 
Os eleitores indecisos ou que não responderam somam 19,7%, enquanto Acir Gurgacz (8,5%), Hildon Chaves (8,3%) e Sérgio Gonçalves (2,5%) completam o quadro.
 
 
Simulação 2 – Quando o nome de Marcos Rogério é substituído por Fernando Máximo, o prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, assume a liderança com 32,3%, seguido de Máximo com 27,2%.
 
O índice de indecisos cai levemente para 19,1%, e os demais nomes mantêm posições semelhantes: Acir Gurgacz (9,7%), Hildon Chaves (7,5%) e Sérgio Gonçalves (4,2%).
 
Os dois cenários revelam uma polarização entre Fúria e o campo bolsonarista, representado por Marcos Rogério e Fernando Máximo, com os demais candidatos ainda sem força expressiva.
 
 
Interpretação geral
 
A pesquisa do IHPEC revela um cenário aberto, com polarização clara na disputa pelo Governo.

Os altos índices de eleitores indecisos (entre 19% e 20%) indicam que ainda há grande margem para movimentações políticas e estratégias de comunicação nos próximos meses.
 
O instituto ressalta que os resultados divulgados representam um recorte parcial do estudo, que inclui também avaliações de gestão, preferências regionais e cruzamentos qualitativos — dados reservados ao consumo interno do IHPEC.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS