O alto custo da classe política contrasta com a realidade econômica da população
Foto: Agência Câmara
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um levantamento divulgado pelo portal Metrópoles revelou que o Brasil lidera o ranking mundial de gastos com políticos. O custo anual chega a US$ 789 milhões — o mais alto do planeta.
Cada parlamentar brasileiro custa, em média, US$ 5 milhões por ano, valor equivalente a 528 vezes a renda média da população. O número é 2,5 vezes maior que o da Argentina, segunda colocada na lista que gasta o equivalente a 228 vezes. Em seguida aparecem Estados Unidos (139 vezes), Índia (112 vezes) e México (103 vezes).

O alto custo da classe política contrasta com a realidade econômica da população e contribui para o crescente distanciamento entre eleitores e representantes. Além disso, o Brasil é o segundo país com o maior número de partidos políticos no mundo, o que reforça a fragmentação e complexidade do sistema.
Especialistas apontam que a desilusão política no país está diretamente ligada ao excesso de privilégios e à falta de transparência. Diante disso, cresce a importância do voto consciente, da fiscalização dos mandatos e do engajamento da sociedade.
A mudança pode ser lenta — mas começa por cada cidadão tomando consciência do voto e cobrando resultados dos eleitos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!