PESQUISA IHPEC: Sílvia e Marcos Rogério ao Senado já Cassol e Máximo ao governo

Levantamento da pesquisa IHPEC / Rondoniaovivo ouviu 2.766 eleitores nos 52 municípios e antecipa, com margem de erro de 2,0 p.p., as tendências para Governo e Senado em 2026

PESQUISA IHPEC: Sílvia e Marcos Rogério ao Senado já Cassol e Máximo ao governo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Instituto Haverroth de Pesquisas e Consultoria (IHPEC) divulga, em parceria inédita com o portal Rondoniaovivo, os resultados da primeira grande pesquisa quantitativa sobre as eleições estaduais de 2026. Realizado entre 5 e 30 de junho último, o estudo entrevistou 2.766 eleitores presencialmente em todos os 52 municípios de Rondônia, usando questionário eletrônico supervisionado in loco pelo diretor do IHPEC, Dejanir Haverroth.

Nas pesquisas simuladas foram apresentados apenas os nomes já declarados como pré-candidatos ou candidatos naturais para a reeleição, no caso do Senado. Possíveiscandidatos, mas que ainda não anunciaram o interesse como pré-candidatos não foram inclusos. 

 
O método utilizado garante menor margem de erro e mais confiabilidade para as análises de resultados. “Esta é a amostra mais ampla já aplicada neste ciclo eleitoral em Rondônia. O objetivo é oferecer um retrato fiel das primeiras preferências do eleitor, sem viés, para que partidos e sociedade acompanhem a corrida de 2026 com informação qualificada”, destaca Dejanir Haverroth.
 
Esta é a primeira de uma série de pesquisas conjuntas IHPEC – Rondoniaovivo que serão divulgadas até o pleito de 2026, sempre com acesso aberto aos cruzamentos completos e relatório analítico.
 
 
Principais resultados
 
Avaliação de governo
 
O governo de Marcos Rocha foi avaliado de forma positiva como “Bom” por 31,5% dos entrevistados e como “Ótimo” por 7,4%, o que caracteriza aprovação por 46,2% dos eleitores rondonienses. Veja o resultado completo:  
 
Regular – 38,8 %
Bom – 31,5 %
Péssimo – 10,8 %
Ótimo – 7,4 %
Ruim – 6,2 %
Não respondeu – 5,3 %
 
 
Intenção de voto para Governo
 
A primeira abordagem para o governo do Estado, o IHPEC utilizou a sondagem espontânea em que o eleitor cita os nomes livremente, sem uma relação apresentada. Dessa forma, 78,5% dos eleitores de Rondônia ainda não tem um nome definido para votar para o governo do Estado. Mesmo inelegível, Ivo Cassol é o nome mais lembrado com 8,8%. Veja o resultado:
 
 
Espontânea – Para governador 
 
Não sabe / não opinou – 78,5 %
Ivo Cassol – 8,8 %
Marcos Rogério – 4,6 %
Adailton Fúria – 3,1 %
Demais nomes – somados 5,0 %
 
 
Simulação 1 – para governador 
 
O IHPEC sondou com simulação de eventuais candidaturas para governador de Adaílton Fúria, Hildon Chaves, Ivo Cassol, Marcos Rogério, Sérgio Gonçalves. Outros nomes não foram inclusos por ainda não terem declarado o interesse de pré-candidatura. Veja o Resultado:
 
Ivo Cassol – 35,7 %
Marcos Rogério – 26,1 %
Adailton Fúria – 14,5 %
Hildon Chaves – 4,1 %
Sergio Gonçalves – 3,3 %
Indecisos / brancos – 16,3 %
 
 
Simulação 2 – PARA GOVERNADOR 
 
Numa segunda simulação, o IHPEC sondou as eventuais candidaturas ao governo de Rondônia com os nomes de Adaílton Fúria, Fernando Máximo, Hildon Chaves e Sérgio Gonçalves. Outros nomes não foram inclusos por ainda não terem declarado o interesse de pré-candidatura. Veja o Resultado:
 
Fernando Máximo – 25,6 %
Adailton Fúria – 23,2 %
Sergio Gonçalves – 9,1 %
Hildon Chaves – 7,0 % 
Indecisos / brancos – 35,0 %
 
 
Intenção de voto para Senado
 
Primeira vaga – para senador 
 
Nas eleições de 2026, os eleitores podem votar em dois candidatos para o Senado, considerando que serão duas vagas disponíveis. Na simulação do voto de primeira opção, Sílvia Cristina lidera com 25,5% das intenções. Veja o resultado:
 
Silvia Cristina – 25,5 %
Marcos Rogério – 17,5 %
Marcos Rocha – 13,4 %
Fernando Máximo – 12,6 %
 
Demais candidatos abaixo de 7 %; indecisos 7,7 %.
 
 
Segunda vaga – para senador
 
Na simulação do voto de segunda opção, o atual senador Marcos Rogério aparece na liderança com 16,5% das intenções. Veja o resultado:
 
Marcos Rogério – 16,5 %
Indecisos – 16,2 %
Silvia Cristina – 15,8 %
Fernando Máximo – 14,0 %
Demais candidatos abaixo de 12 %.
 
 
Para qualificar o eleitor rondoniense, o IHPEC buscou identificar as ideologias e fatores políticos que podem influenciar o voto no eleitorado rondoniense. Aqueles que se declararam de ideologia de direita são 58,2% contra 9,5% que se declararam de esquerda. No entanto, 32,2% dos eleitores não se consideram nem direita e nem esquerda. 
 
 
Perfil ideológico dos entrevistados
 
Direita – 58,2 %
Nenhum – 27,2 %
Esquerda – 9,5 %
Centro – 3,9 %
Não sabe – 1,1 %
 
 
Recortes destacados
 
A influência religiosa no voto e e a orientação política também foram medidos na pesquisa. Esses elementos servem para o alinhamento de discursos e de propostas dos pré-candidatos que nessa fase buscam se posicionar diante dos eleitores. Veja o resultado: 
 
Religião: Silvia Cristina lidera a 1ª vaga tanto entre católicos (28,5 %) quanto entre evangélicos (23,3 %).
 
Orientação política: Eleitores de centro, de direita, de esquerda e neutros apontam para Silvia, que lidera em todas as categorias no primeiro voto, enquanto entre aqueles que se declaram de direita a preferência maior é por Marcos Rogério na segunda vaga.
 
Alto índice de indecisos: Na pergunta espontânea para governador, 78,5 % ainda não definiram candidato, indicando espaço para mudanças ao longo da campanha.
 
 
Metodologia
 
 
Material liberado para reprodução, citada a fonte IHPEC/Rondoniaovivo.
 
 
Dados de base do release:
 
Abrangência: 52 municípios
 
Amostra: 2.766 entrevistas
 
Data da coleta: 05 a 30 de junho de 2025
 
Coordenador: Dejanir Haverroth
 
Diretores de Campo: Maria Larissa Haverroth, Gilbelis Rocha Haverroth e Dejanir Haverroth
 
Estatística Responsável: Tuannhy Rozeira Haverroth – CONRE: 10554/Conre7
 
Análise e relatório: Dejanir Luiz Haverroth
 
 
INTRODUÇÃO
 
A presente pesquisa buscou opinião dos eleitores de 52 municípios do Estado de Rondônia sobre intenções de voto para Governo e Senado. O planejamento foi realizado a partir de questões fechadas, para dados quantitativos. Este release se pauta nos resultados das questões de forma objetiva, com foco nas questões de Senado e governo. 
 
Nas questões quantitativas de intenção de votos, a margem de erro é de 2,0 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
Tabelas de variáveis – Senado – por religião
 
 
 
 
 
Tabelas de variáveis – Senado – por orientação política
 
 
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você é a favor da taxação dos super-ricos?
Você acha que o Congresso Nacional é corrupto?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS